Ouro Preto recebe concerto do10º Festival de Violoncelos na Casa da Ópera

Violoncelistas renomados se apresentam em concerto gratuito nesta quinta-feira, 28 de março

A Casa de Música de Ouro Branco comemora, em 2024, os dez anos do seu Festival de Violoncelos. A programação será intensa e traz para Ouro Preto um concerto especial nesta quinta-feira, 28 de março, às 20h, na Casa da Ópera – Teatro Municipal. A entrada é gratuita.


A abertura do concerto será com a Suíte no4 em Mi bemol, para dois violoncelos, de J. Sebastian Bach, executada por Elisabeth Fürniss (Alemanha) e Matias de Oliveira Pinto (Brasil/Alemanha), que é também diretor artístico do festival. Em seguida, Matias apresenta Yemanja para cello solo, de Paulo Costa Lima. A
próxima atração é a Suite Populaire Espagnole, de Manuel de Falla, com o violoncelista Eduardo Swerts (Brasil) acompanhado pela pianista Risa Adachi (Japão).


Para encerrar, Kayami Satomi (Brasil), também acompanhado por Risa, apresentauma série de obras de compositores japoneses. Destaque para Merry Christmas, Mr Lawrence, de Ryuichi Sakamoto, tema do filme de mesmo nome, de Nagisa Ōshima.


A Casa da Ópera – Teatro Muncipal de Ouro Preto é parceira da Casa de Música de Ouro Branco. “Nos interessa muito trazer este tipo de evento para OuroPreto, acessível ao público e com uma programação de alto nível, com músicos vindos de diversas partes do mundo”, afirma Roberto Sussuca, diretor da Casa
da Ópera.


A diretora geral do festival, Kênia Libanio, também destaca a importância desta parceria. “É sempre um prazer levar parte da nossa programação para Ouro Preto. Realizar um concerto na Casa da Ópera é uma oportunidade especial para qualquer músico, brasileiro ou estrangeiro. Sempre nos emociona tocar aqui”,
afirma.


Este ano, o evento recebe o nome de Festival das Nações, já que reúne em Minas músicos conceituados vindos de diversas partes do mundo. Além disso, 40 alunos foram selecionados para participar de oficinas e master classes. A entrada para todos os concertos é gratuita. Veja a programação completa em www.casademusica.org


O Festival de Violoncelos tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura- Lei Rouanet, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Gerdau, CORI-MG, 1o Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte, White Martins, Milplan Engenharia. Apoio: Conselho Municipal de Política Cultural, Prefeitura Municipal de Ouro Branco, MMGerdau – Museu das Minas e do Metal, Hotel Verdes Mares,Consulado Geral da República Federal da Alemanha- Rio de Janeiro, Embaixada da Espanha no Brasil e Consulado da Itália de Belo Horizonte, Centro de Referência do Queijo Artesanal, IFMG- Ouro Branco Abracello, Bam, Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Teatro Municipal – Casa da Ópera de Ouro Preto, Hotel Verdes Mares.


Realização: Casa de Música de Ouro Branco


PROGRAMA:
Concerto de Violoncelos
28/03, quinta-feira,
Teatro Municipal – Casa da Ópera de Ouro Preto (R. Brg. Musqueira, 104,
Centro)
19h
Programa
J.S.Bach Suite no4 em Mi bemol maior- BWV 1010

versão para dois Cellos
Preludio
Allemande
Courante
Sarabande Bourree I e II
Gigue
Elisabeth Fürniss, violoncelo
Matias de Oliveira Pinto, violoncelo

Paulo Costa Lima Yemanja para Cello solo
Matias de Oliveira Pinto, violoncelo

Manuel de Falla Suite Populaire Espagnole

Eduardo Swerts, violoncelo
Risa Adachi, piano
Haru no Umi Michiyo Miyagi
Bunraku Toshiro Mayuzumi (solo)
Kaze no Toorimichi Joe Hisaishi
Merry Christmas, Mr Lawrence Ryuichi Sakamoto
Kayami Satomi, violoncelo
Risa Adachi, piano

Sobre a Casa de Música de Ouro Branco
Há mais de 20 anos surgia entre as montanhas de Ouro Branco um lugar especial,que iria mudar a realidade daquela região: a Casa de Música, uma entidade cultural sem fins lucrativos que hoje é uma das maiores referências em Minas Gerais de ensino e difusão da música erudita.
O trabalho da Casa de Música se destaca pela formação de crianças e adolescentes e por todas as iniciativas que realiza em prol da comunidade.
Atualmente são 180 alunos do núcleo Pioneiros e 70 alunos do núcleo Luzia Augusta (Ponto de Cultura e Aliança pela vida) que integram os projetos de formação e profissionalização. São oferecidos os cursos de musicalização, flauta- doce, percepção musical, prática de orquestra, flauta transversal, clarineta, oboé, piano, violão, violino, viola, violoncelo e contrabaixo para alunos e alunas de 7 a 17 anos. Além disso, a Casa de Música promove a Semana da Música, o Festival de Violoncelos, a série Concertos para Ouro Branco e mantém a Jovem Orquestra de Ouro Branco – JOOB, além de projetos como a Gastrofônica, Descobrindo Sabores e diversos espetáculos cênico-musicais.
Em breve, a Casa de Música de Ouro Branco realizará mais um sonho: a construção de uma nova sede. O espaço de quase 3.000 m2 leva a assinatura de um dos principais arquitetos do Brasil, Gustavo Penna. O prédio contará com salas de aulas, biblioteca, espaço multiuso, auditório com 250 lugares; espaço para ensaios e concertos, e, principalmente, para o ensino. A primeira etapa da obra já foi concluída.
Acompanhe a Casa de Música pelo site e redes sociais!
Site: wwww.casademusica.org

Facebook: /www.facebook.com/casa.demusica.1
Instagram:@casademusicaob/ @festivalcelloob