Ouro Preto – O prefeito Angelo Oswaldo lançou ontem o Plano de Contingência da Defesa Civil para  o período chuvoso. As equipes de defesa e segurança serão reforçadas com 2 psicólogos e 2 assistentes sociais para acompanhar as famílias que vierem a ser atingidas pelas chuvas. 

Participaram da solenidade o Subcomandante da Companhia de Bombeiro Militar, Tenente Valadares, do subcomandante do 52º Batalhão de Polícia Militar, Major Mendes, dos secretários de Defesa Social e Cidadania,  Edvaldo César Rocha, do Secretário de Segurança e Trânsito, Juscelino Gonçalves.

O prefeito Angelo Oswaldo frisou que o plano chega no momento em que medidas precisam ser tomadas para conter os danos causados pelo aquecimento global com chuvas acima da média. Ele explicou que toda a prefeitura está empenhada para superar o período chuvoso, que a Guarda Municipal e a Ourotran estão em alerta para que em casos de ocorrências o trânsito seja redirecionado garantindo a fluidez. 

De acordo com o prefeito, Juscelino Gonçalves será o coordenador da execução do Plano. “Todos estão prontos para enfrentar o período chuvoso, inclusive a nova equipe que cuidará do estado psicológico dos atingidos”. 

Angelo Oswaldo anunciou que dentro de uma semana a rua Padre Rolim deverá ser aberta em meia pista, com pare e siga, medida que pretende desafogar a circulação de veículos que ficou concentrada nos bairros Rosário e Cabeças, com o fechamento da rua Padre Rolim. Ele destacou ainda que foram realizadas obras de drenagem pluvial com 20 km de canaletas. 

 Para o prefeito, o estudo realizado pelo IFMG sobre a vazão da calha do Rio Maracujá será fundamental para a resposta rápida a inundações nos distritos banhados pelo curso d’água. Ele alertou que na sede os problemas estão ligados aos deslizamentos e nos distritos de alagamentos. “ Agradeço ao IFMG pelos estudos da bacia do Rio Maracujá, que auxiliará na prevenção e salvaguarda da população”, frisou.

O secretário Municipal de Segurança e Trânsito, Juscelino Gonçalves, explicou que o plano de contingência de proteção e defesa Civil para o período chuvoso, que visa ações estratégicas e preventivas no município de Ouro Preto. “ esse plano de contingência é diferenciado porque o histórico dos últimos três anos, os eventos chuvosos nos ensinaram, e hoje nos organizamos com abrigos para animais, mapa hidrogeológico realizado pelo IFMG, que estudou a calha do Rio Maracujá de cachoeira do campo até Amarantina, nos indicando elementos para que a gente possa tomar medidas preventivas”.

Juscelino Gonçalves explicou também que outras medidas foram tomadas para o período chuvoso como obras de drenagem e contenção de encostas como a realizada na rua padre Rolim, Curva do Vento, Morro Santana e no bairro Santa Cruz. 

O Subcomandante da Companhia do Corpo de Bombeiros, Tenente Valadares, ressaltou a importância da corporação ser parte da equipe do plano. Valadares destacou que os Bombeiros são os primeiros a serem acionados. Ele explicou que essa semana foram vistoriadas 15 barragens no município como medida preventiva para o período chuvoso. “Estamos analisando os planos de Ação de Emergência para barragens (PAEBM) de 15 barragens. Estamos aqui para somar”. 

O secretário de Defesa Social e Cidadania, Edvaldo Rocha, explicou que formou uma equipe de “Plantão Social” para acolher pessoas em situação de emergência. Ele informou ainda que a equipe foi capacitada pela Defesa Civil.

Por Marcelino de Castro