O prefeito Angelo Oswaldo participou da reunião periódica do Comitê de Gestão de Risco de Ouro Preto desta quinta-feira, 5 de janeiro. No encontro, foram definidas medidas preventivas a serem adotadas pelas secretarias municipais e autoridades, caso as previsões meteorológicas de grande volume de chuva, nos próximos 4 dias, se confirmem, em Ouro Preto.
A reunião contou com a participação dos secretários municipais, Juscelino Gonçalves (Defesa Social), Franklin Evangelista (Obras) e Camila Sardinha (Desenvolvimento Urbano e Habitação), da procuradora-geral adjunta de Ouro Preto, Adele Armache, do coordenador da Defesa Civil Nery Moutinho, de representantes das secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde, do representante da Defesa Civil Estadual, Tenente Walmer e também de representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Minas Gerais e Brigadistas.
O grupo compartilhou levantamentos e alinhou as ações que deverão ser empreendidas se a previsão meteorológica realmente se consolidar. Segundo Angelo, Ouro Preto está preparada para enfrentar a situação de todas as maneiras, e as prioridades são “salvaguardar vidas e o patrimônio do povo ouro-pretano”, nessa ordem: “Todos estamos a postos, somando esforços e bem articulados com a Defesa Civil. Todo o aparato necessário para proteger os ouro-pretanos e Ouro Preto já está acionado”, disse o prefeito.
O secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, explica que as reuniões do Comitê de Risco de Ouro Preto, grupo criado pelo Decreto nº 6.696/22, visam planejar, coordenar, supervisionar e deliberar sobre as ações e intervenções necessárias para atender as ocorrências no período de chuvas. De acordo com o secretário, ” o grupo é resultado de uma política pública que visa a sintonia entre todos os setores envolvidos nestas situações, para garantir a segurança dos munícipes”.
Texto: Vanência Magela | Revisão: Vitor Stutz e Nízea Coelho

Fonte: Prefeitura de Ouro Preto
Foto: Neno Vianna