A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, assinou na última sexta-feira (30) a Ordem de Serviço para a retomada da obra de construção dos 10 leitos de UTI Tipo II do Hospital Monsenhor Horta. Paralisada desde 2022, a iniciativa é importante para o fortalecimento da rede pública de saúde. 

Atualmente, o Hospital Monsenhor Horta conta com uma unidade semi-intensiva e realiza atendimentos de média complexidade, cuja taxa média de ocupação gira em torno de 80% para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o que evidencia a necessidade de ampliação da estrutura.

Com a implantação, o hospital passará a contar com um espaço totalmente equipado, capaz de ampliar a capacidade instalada, elevar o nível de resolutividade dos atendimentos e reduzir a necessidade de transferências de pacientes para outros municípios. A nova unidade também possibilitará a realização de cirurgias de maior complexidade.

O investimento total para a execução da obra é de R$ 7.035.236,04 (sete milhões, trinta e cinco mil, duzentos e trinta e seis reais e quatro centavos), com prazo de execução de 12 meses.

Além dos avanços técnicos, a criação dos leitos de UTI representa um ganho direto na qualidade do cuidado prestado, assegurando um atendimento mais humanizado e adequado a pacientes em estado crítico, com maior proximidade de seus familiares.

Por Lívia Vieira – Assessoria Prefeitura de Mariana