Uma cerimônia realizada pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na cidade de Ouro Preto, nessa sexta-feira (16), em homenagem ao Alferes Joaquim José da Silva Xavier, patrono da PMMG e das Polícias Militares do Brasil, encerrou as solenidades em comemoração aos 248 anos da instituição. 


No evento, o alto-comando da PMMG, prestou continência ao Alferes. Também houve aposição de uma coroa de flores no monumento em homenagem à Tiradentes pelos Dragões do Regimento de Cavalaria,  unidade célula-mater da corporação,  e  desfile da tropa em reverência ao patrono da instituição.  A Banda de música da PM abrilhantou o rito militar.
Para o coronel Piassi, homenagear o patrono da PM é enaltecer a história da corporação, de Minas e do país. “Nesse momento de reverência e gratidão, prestamos nossa sincera continência ao Alferes Tiradentes que, com seu exemplo de coragem, dedicação e espírito patriótico, inspira gerações  e nos recorda dos ideais que fundamentam a nobre missão de servir e proteger, e justificam nosso compromisso com a segurança de todos os mineiros”, ressaltou.

Comandante Geral da PMMG em entrevista ao diário de Ouro Preto

Autor: Marcielene Neves

Fotos e vídeos: Marcelino de Castro/diário de Ouro Preto