Ouro Preto – A comunidade de Antônio Pereira se reunirá amanhã, 13/02, com a deputada estadual Beatriz Cerqueira e o deputado federal Rogério Correia. Os dois têm acompanhado outros atingidos por barragens. Rogério Correia lidera o movimento contra o acordo da Vale com o Governo de Minas, por deixar de fora os atingidos.
A situação da comunidade de Antônio Pereira vem sendo acompanhada pelo Ministério Público, os pleitos chegaram a bloquear R$ 50 milhões da Vale, que foram desbloqueados em segunda instância, mas o mérito julgado pela Dra, Kellen Cristini de Sales e Souza, foram mantidos pelo TJMG. As garantias aos atingidos pela barragem de Doutor, no complexo de Timbopeba, em Antônio Pereira.

A presença dos deputados em Ouro Preto se dá na mesma semana em que a Vale, Ministério Público, Poder Público Municipal e Atingidos se reuniram virtualmente. Reunião que não pôde ser reportada, e da qual ainda não obtivemos informações sobre os desdobramentos.

Beatriz Cerqueira levantará informações sobre a situação para que sejam os dados apurados debatidos na Audiência Pública que será agendada pela Comissão dos Direitos Humanos, da Assembleia Legislativa. Os deputados estarão ouvindo os moradores em relação aos impactos que as obras do descomissionamento estão trazendo e as violações de direitos.

O complexo Timbopeba tem 3 barragens na região. Para evitar aglomerações, os parlamentares farão pequenas reuniões nas comunidades do Residencial Bela Vista, Pedreira, Rua Grande, Ribeirinhos(Campo do Pereirão), Rua Projeta 10, Rua Irineu Faria e Vila Samarco.

Por Marcelino de Castro