Ouro Preto – Moradores de Antônio Pereira passaram a manhã deste sábado, 13/02, apresentando aos deputados Federal Rogério Correia e a Estadual Beatriz Cerqueira as dificuldades de convívio com as operações da Vale, no Complexo de Timbopeba. A visita serviu para o levantamento das demandas que serão debatidas em audiência pública a ser realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Segundo a deputada Estadual Beatriz Cerqueira (PT) a comunidade já havia acionado seu mandato ainda em 2020, quando começaram as reuniões para decidir sobre a remoção das famílias. Hoje durante a visita foram coletados relatos dos atingidos. “ Nossa tarefa aqui hoje é fazer o essencial, é escutar a população e o que nós identificamos é muita violação de direitos, uma necessidade de várias situações serem denunciadas e é o que nós faremos, eu na Assembleia e o Rogério Correia na Câmara, projetos de Lei que possam colocar freio a essa forma predatória e essa predação do modo de vida, e os nossos mandatos sendo utilizados como instrumento de denúncia daquilo que a população tem vivido”, explicou a deputada.

Já o deputado Federal, Rogério Correia (PT) destacou que por lei estadual e federal, a Vale é obrigada a retirar essas barragens, porque elas estão rompendo e a Vale acha que está fazendo um favor para as pessoas, só que as pessoas estão com as casas rachadas, com poeira, lama… Uma série de problemas que a Vale traz e ela não se digna a conversar com as pessoas. É a Vale operando. A gente vai com certeza fazer essa denúncia e buscar ajudar Antônio Pereira”, afirmou o deputado Federal.
De acordo com Maria Helena Rocha Ferreira, que desponta como liderança dos atingidos em Antônio Pereira avaliou a visita como positiva. “ Não é fácil trazer um deputado federal e um deputado estadual no distrito, mas graças a Deus, as coisas estão andando bem, eles estão empenhados em nos ajudar, e a gente tem dialogado com eles, porque foram eles os únicos que se dispuseram a nos ajudar, então nós os acolhemos de braços abertos, porque o povo do distrito é acolhedor e o que a gente precisa e reunir forças, para a gente lutar contra essa grande potência política e econômica que é a Vale. Estou muito satisfeita, eles conseguiram ouvir muitas pessoas, todas as demandas foram anotadas, outras estão sendo levadas por escrito. Estamos confiantes que é mais um passo que estamos dando nessa luta pelos nossos direitos que estão sendo violados”.
Os deputados realizaram diversas conversas com grupos de atingidos, buscando o distanciamento, encontraram com os ribeirinhos, os que querem ser removidos, com os removidos e também com os moradores da Vila Antônio Pereira a visita que se iniciou por volta das 9 horas se encerrou por às 14 horas.
Por Marcelino de Castro

Fotos e Vídeo: Marcelino de Castro/diário de Ouro Preto