Anuência da Prefeitura à Leão de Ferro foi revogada em dezembro

Ouro Preto – O prefeito Angelo Oswaldo revogou em dezembro a anuência que havia sido emitida para a Mineradora Leão de Ferro. O assunto foi a polêmica da reunião da Câmara ontem, 29/02, o empreendimento fica nas proximidades da gruta da Lapa. 

O documento de anuência foi assinado pelo prefeito Angelo Oswaldo em 9/11/23, com base em estudos de impacto e aprovação no Iphan. Em 6/12/23, em despacho administrativo, o prefeito revogou a anuência. O documento foi protocolado ontem na Superintendência Regional de Meio Ambiente retirando a anuência, no processo número 1370.01.0035747/2022-54.

O presidente da Câmara, José Geraldo Muniz, Zé do Binga, alertou aos vereadores que se atentassem para o tempo de discussão das matérias para que dentro do tempo regimental fossem realizados os debates sobre a anuência da mineradora Leão de Ferro. Kuruzu disse que era inadmissível que o assunto não fosse tratado. Ele chegou a pedir que o tempo da reunião fosse prorrogado. Zé do Binga insistiu que às 13h25 encerraria a reunião, alertando que os vereadores não estão querendo debater o assunto. 

Júlio Gori disse que o Procurador do Município teria assinado os documentos de anuência, para a mineradora Leão de Ferro, com o certificado digital do prefeito. O vereador acredita que a anuência é uma farsa, e pediu que o prefeito exonere o Procurador do Município, ao qual Júlio Gori não poupa críticas. 

Durante sua fala de orador, Kuruzu destacou que um empreendimento de mineração em área urbana é muito mais delicado.

Em outubro, o diário de Ouro Preto noticiou a mobilização da comunidade contra a mineração na área urbana do distrito de Antônio Pereira.

Por Marcelino de Castro

Foto: A comunidade do distrito de Antônio Pereira recebeu em 04/10 de 2023, os representantes da mineradora Leão de Ferro, da Agrocity Mineração e da Nativa Consultoria Ambiental – Por Marcelino de Castro


Descubra mais sobre Diário de Ouro Preto

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.