Um grande projeto de higienização, catalogação e digitalização está sendo realizado para preservar e disponibilizar um valioso acervo do Arquivo Público de Ouro Preto: fotografias e documentos da família Xavier da Veiga. O material histórico estava armazenado e não era disponibilizado ao público.
Intitulado “Em torno dos 180 anos da chegada da fotografia em Minas Gerais”, a iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, é desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O trabalho inclui o inventário de documentos e fotografias do século XIX, período marcado pelo surgimento da técnica fotográfica em Minas Gerais. O objetivo é tornar esse conteúdo acessível à população e a pesquisadores, além de preparar o material para futuras publicações em formato de livro e artigos acadêmicos.
Colaboradora do projeto, a historiadora e agente administrativa do Arquivo Municipal, Helenice de Oliveira, é uma grande apoiadora da iniciativa. “O acervo ficava guardado em pastas e gavetas, com a sua importância diminuída por não ser acessado. Mas ele precisa ser visto”, ressalta. Segundo a profissional, os documentos são raros e importantes para preservar a memória do passado.
As peças históricas registram rostos, costumes e fatos importantes da sociedade mineira, revelando raízes culturais profundas, especialmente ligadas à cidade de Ouro Preto, então capital do estado. Também manuseiam as peças no Arquivo Municipal a arquivista Polyana de Oliveira, a estagiária de Conservação e Restauro, Maria Cláudia Coelho, e a estagiária de História, Franciele Profeta.
O legado de Xavier da Veiga
Intelectual, jornalista, político e historiador, José Pedro Xavier da Veiga nasceu em Campanha (MG), mas viveu grande parte da sua vida em Ouro Preto, onde fundou o Arquivo Público de Minas Gerais, em 1895. Teve um papel fundamental na constituição da memória documental do estado ao organizar e preservar os primeiros registros oficiais.
Arquivo público é um espaço dedicado à organização, guarda e acesso a documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, como prefeituras, governos estaduais, tribunais e outros entes da administração pública. Esses documentos registram a história e as atividades da administração pública, sendo essenciais para a gestão, transparência e memória institucional.
O Arquivo Público de Minas Gerais celebra 130 anos de fundação, em julho. Foi criado na antiga capital, Ouro Preto, e, hoje, segue em Belo Horizonte, carregando o legado visionário de Xavier da Veiga ao reafirmar a relevância da memória como instrumento de cidadania e identidade.
Por: Yan Lucas – Assessoria Prefeitura de Ouro Preto
Foto: Marília Mesquita/ PMOP