A Vale irá realizar o comissionamento dos sistemas de sirenes de barragens em Belo Vale, Ouro Preto, Itabirito, Congonhas e Nova Lima, em Minas Gerais. Ele consiste no acionamento das sirenes para teste técnico dos equipamentos – antes do toque, é emitida a mensagem “Teste de sirene. Atenção! Este é um teste da sirene do sistema de emergência. Dentro de instantes, a sirene será acionada apenas para teste”. Após esse primeiro acionamento do sistema, a Vale manterá uma rotina mensal de testes de sirenes, quando o som passará a ser de música instrumental.
Mina de Fábrica – Ouro Preto e Itabirito
No dia 10 de novembro, por volta das 10h, ocorrerá o comissionamento do sistema de sirenes das barragens Forquilhas I, II, III, IV, V, Grupo e Prata, da Mina de Fábrica, em Ouro Preto. O som poderá ser ouvido nas áreas operacionais da Vale e da MRS e nas comunidades rurais de Ouro Preto e Itabirito (Bação, Ribeirão do Eixo e Engenheiro Correia).
Após esse primeiro acionamento, os testes serão feitos no dia 10 de cada mês, por volta das 10h. As barragens Forquilha V e Prata têm Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e são as únicas em operação. Forquilha IV está em nível 1 do PAEBM, Forquilhas I, II e Grupo encontram-se em nível 2 e Forquilha III em nível 3 de emergência. Os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) das estruturas já foram realocados.
A atividade é preventiva e faz parte da implementação do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). O objetivo é assegurar o adequado funcionamento do sistema sonoro, em cumprimento à legislação vigente. As autoridades competentes e a população vizinha às estruturas são informadas previamente sobre o comissionamento e os testes mensais. Não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores da região ou por quem escutar o sinal sonoro.

As estruturas da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).