Mariana – O prefeito eleito, Juliano Gonçalves, respondendo ao questionamento do diário de Ouro Preto sobre a cobrança de pedágio na BR 356 que será duplicada com recursos da Repactuação, respondeu que a região tem que se mobilizar, juntamente com os deputados estaduais para que “não coloque esse peso no cidadão marianense, e as pessoas que moram na região dos inconfidentes já que o recurso ele veio da repactuação”.
Na próxima segunda-feira, dia 25/11, Romeu Zema, vai até Mariana para apresentar à população os andamentos da repactuação do Acordo de Mariana e a duplicação da BR 356. A cerimônia está prevista para às 9 horas, na Praça Minas Gerais.
De acordo com Celso Cota quem mais utiliza a estrada economicamente são as mineradoras. “Então a gente entende que as mineradoras têm que ser parte do custeio, a duplicação em si, já tem recursos garantidos, mas o custeio disso, se tiver que cobrar o pedágio, que o pedágio seja de certa forma compensado pelas mineradoras. Acho que vamos ter um novo embate em relação a isso, Mariana vai participar ativamente, não só o poder público mas a sociedade civil organizada”.
Celso Cota disse ainda que seu filho, “o deputado Thiago Cota, é o deputado que mais cobra a duplicação e defende que o custeio da estrada seja mantido com recursos das mineradoras que utilizam a via. “Tem que ser uma duplicação sem onerar a população do entorno, que já vem pagando esse custo há muito tempo”, concluiu Celso Cota.
Por Marcelino de Castro
Discover more from Diário de Ouro Preto
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




