Mariana – Os prefeitos do Consórcio Público de defesa e revitalização do Rio Doce (CORIDOCE) se reuniram na manhã desta sexta-feira, 23/06, para debater a repactuação do acordo de Mariana e da ação movida em Londres contra a BHP, proprietária de 50% das ações da Samarco. O encontro contou também com a presença do governador Romeu Zema, o qual saiu pouco após a sua fala.

Em março o CORIDOCE, através de seu Presidente, Prefeito José Roberto Gariff Guimarães (Beto), de São José do Goiabal MG, Secretário-Executivo Duarte Júnior, ex-Prefeito de Mariana e representantes de diversos Municípios consorciados estiveram presentes no Reino Unido onde participaram das audiências na Corte Inglesa em que se defende os interesses de todos os Municípios mineiros e capixabas atingidos, através de Ação coletiva tendo como réu a empresa BHP Billiton.

Hoje durante a reunião o atual prefeito de Mariana, Edson Agostinho, falou da importância de mais esse encontro:

O prefeito de Ouro Preto Angelo comentou a conquista do direito do município de Ouro Preto ter o reconhecimento como atingido pelo rompimento da barragem da Samarco em 2015:

O presidente do Consórcio e prefeito de  São José do Goiabal MG José Roberto Gariff Guimarães comentou sobre o resultado da reunião:

A prefeita de Conselheiro Pena, Nadia Filomena Dutra Franca, comentou a importância da participação de todas as prefeituras de cidades atingidas por rejeito da Barragem rompida em 2015:

O prefeito de Colatina – ES também comentou a importância da união de força dos municípios que fazem parte dos estados de Minas Gerais e Espirito Santo:

O Secretário-Executivo do Consórcio e ex-Prefeito de Mariana, Duarte Júnior, pontuou a necessidade da criação do Consórcio:

O advogado na ação que envolve a BHP na Inglaterra, José Eduardo Cardoso, apontou que o governo federal atualmente tem agido de forma acertada usando a prudência para que seja um bom acordo de repactuação:

O Governador Romeu Zema comentou a atual perspectiva do governo estadual de Minas perante ao acordo de repactuação: 

Sobre o Fórum de prefeitos: 

O FÓRUM PERMANENTE DE PREFEITOS DA BACIA DO RIO DOCE,

desde a sua criação, participa ativa e decisivamente na defesa dos Municípios que representa, através do trabalho coordenado, da interlocução federativa, da representatividade, e da reconhecida experiência daqueles que o conduzem de fato.

Sem afastar dos princípios da ética, da independência, do apartidarismo e da integração regional, o FÓRUM DOS PREFEITOS

ao longo dos anos obteve o reconhecimento das altas esferas do poder a nível nacional, pela lisura, competência e resultado de seu trabalho, e coleciona diversas conquistas nas áreas de Saúde, Educação, Saneamento Básico, entre outras, que estão beneficiando diretamente a população de dezenas de Municípios.

O trabalho do FÓRUM DOS PREFEITOS sempre demonstrou profundo apreço e respeito pela identidade de cada ente federativo representado, auxiliando e facilitando cada gestor na tomada de decisões e execução de atividades.

O FÓRUM DOS PREFEITOS, legitimamente constituído com a personalidade jurídica de Consórcio Público de Defesa e Revitalização do Rio Doce, se mantém fiel aos preceitos Constitucionais da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.

O FÓRUM PERMANENTE DOS PREFEITOS DA BACIA DO RIO DOCE constitui-se em canal aberto ao diálogo franco e produtivo, na busca de soluções efetivas, de impacto positivo para milhões de mineiros e capixabas atingidos pela tragédia de 2015.

Por Marcelino de Castro com informações da Assessoria CORIDOCE


Discover more from Diário de Ouro Preto

Subscribe to get the latest posts sent to your email.