Ouro  Preto- Moradores de Antônio Pereira manifestaram pela manhã desta terça-feira, 12/01, fechando a MG-129, próximo ao trevo da Vila Antônio Pereira. Eles querem ter o mesmo tratamento dos moradores da área de mancha, em caso de rompimento da barragem de Doutor, na Mina Timbopeba. A Vale foi procurada e enviou nota.

A manifestação teve início por volta das 4 da manhã. Os manifestantes citam a decisão da 1ª Vara Cível da Comarca de Ouro Preto/MG, proferida em 14 de abril de 2020, nos autos da Tutela Cautelar Antecedente, processo 5000885-66.2020.8.13.0461, apresentada pelo Ministério Publico, que garante os direitos aos removidos da Zona de Auto Salvamento.

https://www.diariodeouropreto.com.br/wp-content/uploads/2021/01/WhatsApp-Video-2021-01-12-at-09.10.11.mp4

Outro Lado – “A Vale informa que das 144 famílias residentes da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem Doutor, em Ouro Preto, 137 já foram realocadas preventivamente para moradias temporárias, escolhidas por elas próprias, em  fevereiro de 2020, como medida de segurança para o início das obras de descaracterização da estrutura, e em agosto do mesmo ano, em decorrência da ampliação da ZAS da barragem, cuja mancha de inundação revista passou a considerar a hipótese de 100% do carreamento de rejeitos. As outras sete já estão em processo de remoção.

Além do aluguel social custeado pela Vale, incluindo o pagamento de despesas fixas (IPTU, água e luz), cesta básica e gás, as famílias recebem atendimento psicossocial e transporte para necessidades básicas. Receberam, ainda, doações financeiras para custear despesas emergenciais e o auxílio mensal de um salário mínimo por adulto, meio salário mínimo por adolescente e ¼ para crianças.

A Vale mantém o diálogo constante e construtivo com os representantes legítimos das comunidades realocadas de Antônio Pereira, órgãos competentes, poder público e instituições de justiça para compensar os impactos provocados e conduzir ao retorno da rotina para a vida das pessoas. Desde a evacuação, um posto de atendimento no local e uma van móvel, que continuam funcionando de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, foram disponibilizados para o atendimento às pessoas, além de uma equipe de Relacionamento com a Comunidade (RC) dedicada exclusivamente em atender as demandas dos moradores locais. Também são realizadas reuniões periódicas com a comunidade, o envio de comunicados informativos e a disponibilização de uma central de atendimento pelo 0800 – 0310831.”  

Por Marcelino de Castro

Da redação
Foto: Divulgação