Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
Em apoio às campanhas de conscientização relacionadas à saúde, a partir deste mês de setembro, a UFOP irá ajustar a iluminação de unidades pertencentes à Universidade. Os quatro prédios que receberam nova iluminação são os da Reitoria, da Escola de Minas, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). As edificações foram equipadas com refletores com filtros coloridos que iluminam suas fachadas e as cores serão alteradas sempre no dia 5 de cada mês.
A primeira campanha contemplada é a do Setembro Amarelo, que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio bem como evitar o seu acontecimento. O assunto ainda é visto como tabu, mas a campanha ajuda a desmistificar as crenças a seu respeito, além de atuar como um instrumento de propagação do cuidado e valorização da saúde mental no cotidiano. Neste ano, o tema do Setembro Amarelo é “A vida é a melhor escolha”.
O apoio e adesão da UFOP à campanha de acolhimento e prevenção ao suicídio vem sendo reforçado cada vez mais ao longo dos anos. Desde 2019, promove as ações do Grupo de Cuidado e Acolhimento dos Estudantes – ABRACE, um projeto desenvolvido por intermédio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da Universidade Federal de Ouro Preto cuja tarefa é construir um espaço de acolhimento e cuidado coletivo entre estudantes da UFOP. Em 2020, foi criado o ABRACE EM CASA, grupo de acolhimento virtual para escuta e apoio emocional dos estudantes durante a pandemia da COVID-19.
No período letivo de 2021 e 2022, o ABRACE retomou as atividades presenciais com ações nos prédios das unidades acadêmicas do campus Morro do Cruzeiro. A cada semana uma reunião é realizada, sempre em locais que favorecem a participação dos estudantes e da comunidade acadêmica. A participação no grupo de acolhimento acontece por livre demanda dos estudantes ou por indicação de professores, técnicos ou estudantes.
Foto/divulgação