A Defesa Civil de Mariana realiza na manhã deste sábado (21), um simulado de emergência em que iram participar os moradores dos distritos de Mariana: Camargos, Ponte do Gama, Paracatu de Baixo, Paracatu de Cima, Borba, Pedras e Campinas. A ação conta com a parceria com a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Guarda Municipal e apoio da Samarco.

O simulado é orientado pelas normas e procedimentos que compõem o Plano de Ação de Emergência das Barragens de Mineração da Samarco. O objetivo principal é treinar a comunidade e os agentes municipais para agir de forma adequada em casos de situações de emergência, além de dar conhecimento às ações previstas no Plano de Ação de Emergência. A novidade deste ano foi o planejamento participativo com a presença de representantes das comunidades e das secretarias de Mariana no Comitê Gestor do Simulado.

Com a ação, a Defesa Civil municipal de Mariana e a Estadual também poderão medir e avaliar o tempo de resposta à emergência do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Guarda Municipal, e também o nível de engajamento das comunidades no exercício.

A realização dos treinamentos para situação de emergência é de responsabilidade dos municípios. A mineradora Samarco irá disponibilizar cerca de 60 empregados que estarão envolvidos no simulado. Segundo a empresa, na última semana foram realizadas ações prévias para explicar para as comunidades como o exercício seria realizado e qual a importância da participação de todos. Também foram realizadas ações preparatórias com os órgãos participantes, incluindo uma visita ao Complexo de Germano.


Descubra mais sobre Diário de Ouro Preto

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.