Em carta aberta aos ouro-pretanos e turistas, as paróquias de Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto orientam a todos que irão atuar na confecção dos tapetes que enfeitam as ruas na procissão de Domingo, na Semana Santa que, como reza a tradição, as imagens produzidas com serragem colorida e outros materiais devem “conter única e exclusivamente símbolos católicos que evocam o amor do nosso povo à Eucaristia, bem como a piedade religiosa e a devoção popular”.
Segundo o comunicado, “a Igreja e toda comunidade católica têm o direito de preservar os princípios litúrgicos de seus atos externos para que não se percam no tempo ou sejam desvirtuados seus propósitos por pessoas que não professam a mesma fé e não pertencem à mesma denominação religiosa”.
A mensagem das Paróquias visa certamente evitar incidentes como ocorridos em edições anteriores da Semana Santa, quando desenhos de cunho político foram desmanchados pela Guarda Municipal. Na época, a ação provocou correntes opinativas populares diferentes, tanto de apoio como também de repulsa.
A confecção dos chamados “tapetes devocionais”, neste ano, acontece durante toda a noite de sábado, 16 de abril, e madrugada de domingo, 17/04.

Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
Foto: Luccas Castro