Fernando Henrique Cardoso será condecorado com o grande Colar da Inconfidência Mineira

O Governador Romeu Zema realiza neste domingo, 21/04, a entrega da Medalha da Inconfidência, honraria concedida pelo Estado a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país. As condecorações serão entregues no Centro de Artes e Convenções da Ufop. Como determina a Constituição do Estado, a capital é transferida simbolicamente para Ouro Preto.

A Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência e Grande Colar, honraria concedida a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.

Na solenidade deste ano, serão entregues 170 condecorações: 40 Grandes Medalhas, 58 Medalhas de Honra e 72 Medalhas da Inconfidência.

A lista dos agraciados será publicada na sexta-feira (19/4), no Diário Oficial de Minas Gerais.

Grande Colar

Neste ano, o agraciado com o Grande Colar será o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), sociólogo e autor de vários livros sobre mudança social e os condicionantes políticos do desenvolvimento do Brasil e da América Latina.

Eleito presidente da República por dois mandatos consecutivos, ocupou o cargo de 1995 a 2002. Seu governo foi um período marcado pela consolidação da estabilidade econômica, por reformas na economia, na Previdência Social e na administração pública, bem como pela democratização do acesso às políticas sociais.

Antes de ser eleito presidente, FHC foi ministro das Relações Exteriores do governo Itamar Franco.

Em maio de 1993, ele assumiu o Ministério da Fazenda, em um momento em que a inflação beirava os 30% ao mês, quando levou adiante seu plano de estabilização, o Plano Real, composto por medidas drásticas de controle do déficit público e reforma monetária que se completou com a entrada em circulação de uma nova moeda, o real, em julho de 1994.

O Plano Real completa 30 anos de sua criação, mantendo durante esse período a estabilidade monetária do Brasil, sem nenhuma ocorrência de hiperinflação.

Cerimônia

A solenidade tem dois momentos distintos.

O ato da entrega da Medalha da Inconfidência, com presença de público, é conduzido no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Já a honra militar é realizada na Praça Tiradentes, no coração da cidade histórica, com a presença dos Dragões da Inconfidência, o hasteamento da bandeira, a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira e a salva de 21 tiros.

Fonte: Agência Minas