As inscrições podem ser realizadas a partir desta sexta-feira (8/01)


A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) publicou o edital para ocupação de vagas residuais. As inscrições poderão ser realizadas de 8 a 23 de janeiro de 2026, para início das aulas em 30 de março. Acesse o edital para ver as vagas ofertadas: https://bit.ly/4q6PAhO

São quatro modalidades de vagas:

1. Reingresso – para quem foi desligado por não renovação de matrícula ou por desempenho acadêmico insuficiente ou cancelou a matrícula, a pedido, e ainda tem tempo hábil para a conclusão do curso, no prazo regulamentar.
– As inscrições serão realizadas, via requerimento, no Portal minhaUFOP.

2. Transferência – para quem tem matrícula ativa em curso de nível superior (graduação ou tecnólogo), em outra instituição brasileira de ensino superior, da rede pública ou da rede privada, e deseja cursar a graduação na UFOP.
– O edital determina as condições para candidatura, tais como carga horária mínima cursada e áreas de procedência. Para alguns cursos, basta estar com matrícula ativa na instituição de origem.
– As inscrições serão realizadas por formulário eletrônico disponibilizado na página da Prograd/UFOP.

3. Obtenção de novo título – para quem já tem o nível superior (graduação ou tecnólogo) e deseja cursar a graduação da UFOP. Neste caso, será necessário comprovar a colação de grau no curso de origem, quando da convocação para matrícula.
– As inscrições serão realizadas por formulário eletrônico disponibilizado na página da Prograd/UFOP.

4. Reopção de curso – para quem deseja transferência interna de um curso presencial de graduação para outro. Neste caso, também há condições mínimas para candidatura e áreas de procedência indicadas no edital.
– As inscrições serão realizadas, via requerimento, no Portal minhaUFOP.

O edital oferece vagas para os cursos presenciais de graduação, em três campi da UFOP: Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. Há cursos em turnos do diurno (matutino, vespertino ou integral) e também no noturno.

O edital determina os critérios de classificação dos candidatos, em cada uma das modalidades. Para as vagas de transferência e obtenção de novo título, a classificação é realizada, prioritariamente, por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo aceitas todas as edições do exame aplicadas desde o ano de 2009. Mas quem não tem as notas do Enem também poderá se inscrever, porque há formas alternativas de classificação. 

Acompanhe as informações na página da Prograd/UFOP – o edital, o cronograma do processo seletivo (a ser publicado em breve) e a documentação necessária para as matrículas: https://bit.ly/4qB5zEC

Fonte: Assessoria Ufop