Estão abertas, até 19 de janeiro, as inscrições para o processo seletivo do curso de especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural, ofertado pelo IFMG – Campus Ouro Preto. Para a turma de 2026, são disponibilizadas 30 vagas. A taxa de inscrição é de R$ 80,00, com possibilidade de isenção para os candidatos que atenderem aos critérios previstos em edital, mediante solicitação até o dia 9 de janeiro.
O curso é gratuito e presencial, com duração de 24 meses e carga horária total de 420 horas. Até 20% das atividades poderão ser desenvolvidas na modalidade a distância.
A especialização conta com duas linhas de pesquisa:
- Gestão do Patrimônio Cultural
- Tecnologia em Conservação e Restauro de Bens Imóveis
Para ingresso no curso, o candidato deverá possuir graduação compatível com a linha de pesquisa escolhida:
a) Linha de Pesquisa “Gestão do Patrimônio Cultural”: Conservação e Restauro, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, História, Geografia, Ciências Sociais, Turismo, Direito, Museologia, Filosofia, Arqueologia e áreas afins.
b) Linha de Pesquisa “Tecnologia em Conservação e Restauro de Bens Imóveis”: Tecnologia em Conservação e Restauro, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.
Caso haja candidatos de outras áreas de formação, a comissão do processo seletivo terá autonomia para decidir sobre a admissão desses interessados, atendendo, preferencialmente, a gestores públicos e demais agentes diretamente ligados à preservação do patrimônio cultural.
As aulas ocorrerão às sextas-feiras, das 13h30 às 18h e das 19h às 22h40, e aos sábados, das 8h às 18h, conforme organização específica de cada atividade e calendário escolar a ser divulgado. Eventualmente, poderão ser realizadas visitas técnicas aos finais de semana, também previstas no calendário escolar.
Para mais informações e inscrições, os interessados devem acessar o Edital nº 1122/2025 no site do Campus Ouro Preto: www.ifmg.edu.br/ouropreto.
Fonte: Assessoria IFMG/OP


