Chile – A atleta ouro-pretana Marinalva de Brito volta para casa como Vice-campeã no lançamento do dardo e medalha de bronze no pentatlo de lançamentos. Na quarta-feira, 26/11, conquistou medalha de prata de Atletismo Master em competição no Chile. O Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master está sendo realizado entre os dias 22 e 30 de novembro, em Santiago.
Na sexta-feira, 28/11 a atleta disputou a última prova, o pentatlo de lançamentos, uma das modalidades mais completas e exigentes, composta por arremesso de peso, lançamento de dardo, disco, martelo e martelete, sendo classificada em 3 lugar.
Marinalva comemorou suas vitórias. “Estou muito feliz com os meus resultados. Treinei intensamente nos últimos meses, sempre com o apoio fundamental do treinador Gustavo Gomides, ex-atleta de lançamentos, cuja orientação técnica foi decisiva na evolução da minha performance. Esse progresso é fruto de muita persistência, disciplina e foco. Enfrento muitos desafios como a falta de uma estrutura adequada para treinar, o que torna o processo mais difícil, assim como a necessidade de viajar para competir sem patrocínio, arcando pessoalmente com todos os custos. Mesmo assim, sigo firme, movida pela paixão pelo esporte e pelo desejo de continuar superando meus limites.”
Claro que se lembrou dos apoios para alcançar as medalhas. “Aproveito para agradecer especialmente ao Gustavo por todo o suporte e à Escola de Educação Física da UFOP, que tem oferecido a infraestrutura possível para meus treinamentos”.
E nos planos da atleta, vem aí novas competições, “agora, sigo minha preparação para os World Masters Games, que acontecerá em fevereiro, em Abu Dhabi (Dubai). Lá, competirei nas provas de lançamento do disco, lançamento do dardo e arremesso do peso, representando com orgulho o atletismo master brasileiro”.
A competição no Chile reúne cerca de 2.400 atletas de 28 países da América Latina, além de nações convidadas, entre elas, os Estados Unidos, reforçando o alto nível técnico e a dimensão internacional do torneio.

Por Marcelino Castro

