Na manhã desta quarta-feira 23/09 o deputado protocolou um ofício na Superintendência de Polícia Federal em Minas Gerais solicitando providências e proteção, após seu nome aparecer em uma lista de pessoas supostamente ameaçadas pela organização criminosa de mineração ilegal investigada pela Operação Rejeito. O pedido de providências decorre de uma reportagem exibida no programa ‘Fantástico’ no domingo, 21 de setembro de 2025. Segundo a reportagem, uma organização criminosa responsável por mineração ilegal na Serra do Botafogo teria uma lista de pessoas “na mira”, incluindo o nome do Deputado Leleco Pimentel PT-MG).
O ofício também já foi encaminhado à Polícia Legislativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O deputado solicita que o caso seja investigado e que sejam tomadas as medidas necessárias para sua proteção.
Foi divulgada uma nota pelo mandato do deputado:
“O Fantástico no último domingo mostrou a corrupção das mineradoras deflagrada pela Operação Rejeito. Todos sabemos que elas fazem um grande estrago socioambiental e agora ficou escancarado esse escândalo. O deputado estadual Leleco Pimentel e o deputado federal Padre João denunciam isso há mais de 20 anos, bem antes dos crimes em Mariana e Brumadinho.
E agora, chegaram ao absurdo de monitorar o deputado Leleco Pimentel para impor obstáculos à defesa da vida e do meio ambiente, que são infinitamente mais importantes do que o lucro dessas empresas. Tentativas de compra e chantagem sempre fracassaram e continuarão fracassando.
A gente sabe que quem está mais sujo que pau de galinheiro é o governo Zema, que sucateia órgãos de fiscalização e faz parte do esquemão que envolve as tríade: corrupção, mineração e poluição.
Procure saber os projetos de lei do projeto Juntos para Servir para impedir o avanço da mineração predatória e construir alternativas sustentáveis para Minas e o Brasil.”

.
.
