Itabirito, 17 de novembro de 2021 –  As Defesas Civis municipais de Itabirito e Ouro Preto, com o apoio da Vale, realizarão no dia 18 de novembro (quinta-feira), às 10h, simulado prático de emergência da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Forquilhas I, II, III, IV e Grupo, da mina de Fábrica, localizada entre os municípios de Itabirito e Ouro Preto. No horário do simulado, a comunidade será avisada por meio do toque real de sirenes – antes é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado. A ZAS das barragens já está evacuada, portanto não será necessário que os moradores da comunidade deixem suas casas. Caso haja deslocamento de pessoas, haverá pontos de encontro localizados em área segura, para acolhimento dos participantes voluntários.

O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência. Serão tomados todos os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19, segundo as orientações das autoridades de saúde do município, tendo como foco a segurança dos trabalhadores e dos moradores das localidades. Como medida preventiva, durante a execução das atividades haverá interdição temporária do trânsito de veículos na estrada rural que dá acesso ao antigo escritório do Consórcio Minas Mais.

Não houve alteração na condição de segurança das estruturas. A estrutura Forquilhas IV está em nível 1 de emergência, Forquilhas I, II e Grupo encontram-se em nível 2 de emergência e Forquilhas III permanece em nível 3 de emergência. As estruturas estão inativas e com moradores da ZAS já realocados. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

Fonte: Assessoria Vale