Ouro Preto – Recém chegado da Europa, em missão oficial em Portugal, o prefeito Angelo Oswaldo acabou de comemorar seus 74 anos, na terça-feira, 7/12, de presente ganhou a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), a maior arrecadação já registrada pelo Município, R$ 452 milhões, ainda sem Samarco em pleno vapor, para ampliar essa monta. No dia seguinte, durante a missa das 10 h, em honra a Nossa Senhora da Conceição, o prefeito ouviu o “parabéns para você”, na igreja São Francisco de Assis.
Angelo Oswaldo voltou com gás total, tomando pé de tudo que se passou, sua atitude parece bem diferente do monarca, que espera atitudes de um primeiro-ministro. Citando o material que rodou na internet, em que o secretário de Governo, teria sido vítima de montagem, em áudio que diz que o prefeito seria a “Rainha da Inglaterra” e ele o primeiro-ministro. Uma provável atitude de opositores políticos. Cenas para os próximos capítulos.
Ontem, 9/12, bem disposto e aparentemente de bem com a vida, o prefeito deixou a entender que pode concorrer a um quinto mandato. Inclusive foi visitar a secretaria de Educação para ver como anda a distribuição dos novos equipamentos de informática, adquiridos para equipar as escolas municipais, garantindo acessibilidade aos alunos e capacidade tecnológica de trabalho para os professores. Foram investidos cerca de R$ 3 milhões.
Na secretaria, Angelo Oswaldo gravou vídeos com os computadores e com os kit´s merenda, com discurso enfático, ocupando a cena como sabe fazer. Na semana que vem lança livro na Casa dos Contos, sobre Alphonsus de Guimaraens, patrono da cadeira que ocupa na Academia Mineira de Letras, em todas as frentes o prefeito segue “firme e forte”.
De saída?
Apesar das especulações para saber quem substituirá o secretário de Educação, Rogério Fernandes, ele estava bem à vontade com o prefeito Angelo Oswaldo, à primeira vista sem rusgas. Rogério estaria de regresso para a equipe da prefeitura de Belo Horizonte, ou sairá como candidato a deputado federal novamente, no grupo que busca eleger o ex-presidente do Galo, Alexandre Kallil, governador do Estado. Com a popularidade do campeão brasileiro de 2021 e com o combate à pandemia, Kallil é um nome forte para enfrentar Romeu Zema, que busca a reeleição. Cenas para os próximos Tiquinhos de Política.
A Luta de titãs
Enquanto isso na Câmara, a luta de Titãs, já quase no final do ano, e com reuniões desde janeiro, a terça foi agitada, e apesar de acharmos que já tínhamos visto de tudo nestes 17 anos de diário de Ouro Preto, naquela terça-feira, fomos testemunha ocular da marcha do vereador Júlio Gori até à base móvel da PM, na praça Tiradentes, indo prestar queixa de ameaça contra Vander Leitoa, depois de desentendimento em plenário. Júlio Gori tem atuado em diversas partes do município, inclusive em Antônio Pereira, onde Vander é majoritário. Por Marcelino de Castro