Reconhecendo anualmente trabalhos que engrandecem o município de Ouro Preto, realizados tanto por ouro-pretanos, quanto por cidadãos não naturais da cidade, a Câmara de Ouro Preto instituiu as homenagens de “Títulos de Cidadania Honorária” e “Diplomas de Honra ao Mérito”. Todos os agraciados foram indicados e aprovados pelos vereadores em Plenário. Neste ano, a Solenidade será realizada no próximo dia 3 de julho, semana que antecede o aniversário de Ouro Preto e da Câmara Municipal de Ouro Preto (em 8 de julho).
O Título de Cidadão Honorário tem como objetivo homenagear pessoas que contribuem para o desenvolvimento da cidade, tornando-os simbolicamente naturais de Ouro Preto.
Em 2026, receberão a honraria: Adalclever Lopes; Gustavo Xavier Gariano; Jorio Coelho; Reinaldo Costa Balbino; Ricardo Machado Rabelo; Tiago Jeremias dos Anjos; Cláudio Vieira Lisboa; Luís Cláudio Gabriel; Cristiano Castelucci Arantes;Diogo Ribeiro dos Santos; Felipe Antônio Silva Fonseca; José Geraldo Veloso (In memoriam); Padre José Carlos de Rezende; Camila Hott Nunes Sena Marotta; Adelina Neves Pinto Coelho; Graciela Santos de Oliveira Rodrigues; Marco Antonio Arruda Amato; Gilmar Vieira; Sebastião Gonçalves Maciel; Felipe Comarela Milanez; Otávio José Lima Pereira; Paulo Henrique Iziliani; Emmanuel Levenhagen Pelegrini; Múcio Geraldo Gurgel; Cláudia Fortes da Silva Braga; Whelton Pimentel de Freitas; Márcio de Aguiar; e Roberto Guimarães Silva.
Já os Diplomas de Honra ao Mérito têm a finalidade de reconhecer pessoas ou entidades que realizam trabalhos de extrema importância, contribuindo para o desenvolvimento de Ouro Preto.
Este ano serão agraciados: Emmanuel Rezende (In memoriam); Grupo Bandeirantes Vektor; Lucas Carvalho Coelho; Leonardo Barbosa Godefroid; Sidne José Rossi; José Augusto da Silva; Teresinha Isabel da Silva Custódio; Ana Claúdia de Oliveira e Campos; Christine Vianna Algarves Magalhães; Paulo César Morais; Pedro Antônio Lisboa Lage; Marcos Antônio Queiroz; Richarle Renato Galdino da Silva; Gabriel Márcio Nahim Tropia; Reginato Fernandes dos Santos; Projeto Alzira; Cristiane Patrícia Souza Silva; José Alexsandro de Carvalho Andrade; Bernardo Ramos Scarlatelli; Fernando Davino Alves; Guarnição da Guarda Civil Municipal; Associação dos Cavaleiros Inconfidentes de Cachoeira do Campo – Clube do Cavalo; Fernando Antônio Ansaloni Santos Silva; Conselho Tutelar; ONG AOPA – Associação Ouropretana de Proteção Animal; Ciliete Rosa de Oliveira Santos; e Maria Tereza dos Santos.
O evento acontece às 17h, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A cerimônia é restrita a convidados, será transmitida ao vivo e estará disponível no canal oficial da Câmara Municipal de Ouro Preto no YouTube.
Leleco Pimentel receberá Título de Cidadania Honorária de Ouro Preto

O deputado estadual Leleco Pimentel (PT) receberá, no dia 3 de julho de 2026 , o Título de Cidadania Honorária de Ouro Preto, concedido pela Câmara Municipal por iniciativa do vereador Kuruzu (PT).
Natural de Guaraciaba, Leleco construiu parte de sua trajetória política e de atuação social em Ouro Preto, com participação em pautas ligadas à preservação do patrimônio histórico, à defesa dos direitos da população atingida por impactos ambientais e ao fortalecimento das políticas públicas. A homenagem reconhece essa trajetória e a contribuição do parlamentar para o município.
“Recebo essa homenagem com respeito e gratidão. Ouro Preto é parte da minha caminhada e do compromisso que tenho com Minas Gerais e com o povo mineiro”, afirmou Leleco Pimentel.
Fonte: Assessoria Câmara de Ouro Preto e deputado Leleco Pimentel


