Auditores-Fiscais do Trabalho interditam complexo da Vale em Itabira – empresa recorre e mantém operação

Itabira – Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais – SRT/MG interditaram nesta quarta-feira, 27 de maio, as Minas de Conceição, Cauê e Periquito da empresa Vale SA na cidade de Itabira (MG). A empresa recorreu à Justiça e mantém as atividades normalmente.

Após denúncia de elevado número de trabalhadores infectados pelo novo coronavírus no local, a fiscalização iniciada na segunda-feira, 25 de maio, identificou várias irregularidades que propiciavam a disseminação do novo coronavírus no ambiente laboral.

Até por volta do meio dia da segunda-feira já havia quase 200 trabalhadores diagnosticados com exame positivo para o novo coronavírus na Mina, o que representa aproximadamente 9% dos trabalhadores testados.

Diante do cenário identificado pelos Auditores-Fiscais do Trabalho, que coloca os trabalhadores da VALE e das empresas terceiras em uma situação de grave e iminente risco, foi determinada a interdição de todo o complexo minerador até que medidas adicionais para conter a disseminação do vírus entre os trabalhadores sejam implementadas.

Dentre as medidas exigidas pela fiscalização estão a testagem de todos os trabalhadores da VALE e das empresas terceirizadas que estão em atividade nas minas, a implementação de um programa de vigilância epidemiológica e melhorias nas medidas de distanciamento social.

Outro Lado – A empresa enviou a seguinte informação: “A Vale tomou conhecimento do Termo de Interdição, expedido pela Superintendência Regional do Trabalho e, imediatamente, ajuizou a ação anulatória com pedido de liminar, o que foi deferido pelo juiz da 2ª Vara de Itabira, determinando a manutenção de todas as atividades da Vale no Complexo de Itabira.”

Deputada Beatriz Cerqueira denuncia: “Interdição de três minas de Itabira com  200 trabalhadores contaminados pela Covid-19 confirma risco da mineração na pandemia”

Belo Horizonte – A interdição de três minas do complexo minerador da Vale S/A em Itabira, nessa quarta-feira, 27, comprova, na avaliação da deputada estadual Beatriz Cerqueira, o elevado risco de contagio nesses locais de trabalho.

A parlamentar apresentou o Requerimento  N° 5271/2020 que solicita do governo do Estado providências para que as mineradoras suspendam imediatamente as suas  atividades, durante a pandemia, com a garantida de emprego para os trabalhadores. O documento foi aprovado na Assembleia Legislativa em abril. Beatriz Cerqueira também formalizou o pedido de providências no Ministério Público do Trabalho.

Por Marcelino de Castro, com apoio de:

* Assessoria de comunicação do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINAIT
*Foto: Divulgação SINAIT

*Assessoria de Imprensa da Vale S/A

*Assessoria Deputada Estadual Beatriz Cerqueira

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.