A primeira fase das obras de contenção na estrada do Salto foi finalizada ontem, 6 de junho. No ano passado, durante o intenso período chuvoso que atingiu o município e toda a região, um grande deslizamento de terra comprometeu gravemente a pista que liga a comunidade da Chapada ao distrito de Santo Antônio do Salto, passando pela Ponte de Tabuões.
Após as chuvas, foi realizada uma minuciosa análise no local e, assim que houve segurança para o início das obras de contenção, foi feito um muro de gabião, estrutura armada com características flexíveis e drenantes, com grande durabilidade e resistência, com mais de 200 metros de extensão.
Com as etapas de contenção concluídas, as equipes da Prefeitura liberaram o acesso na estrada, retomando o caminho mais curto de quem sai da Chapada para o distrito do Salto, evitando o deslocamento por Santa Rita de Ouro Preto. Além disso, nos últimos dias, manutenções foram realizadas na estrada vicinal do Sapecado, caminho direto entre Santa Rita e Salto, deixando todas as rotas disponíveis novamente para a população, inclusive, para a sede.
Todas essas ações chegam em boa hora, já que neste final de semana, nos dias 9 e 10 de junho, acontece a tradicional festa de Santo Antônio do Salto.
A atual gestão já se prepara, agora, para novas intervenções no distrito. Em breve, será iniciado o programa para asfaltamento da estrada principal, uma grande obra que já possui projetos aguardando os trâmites internos legais.
Sobre a segurança e estabilidade da via
Muros de gabião são comuns em obras de contenção em beiras de estradas e até em margens de rios. Além de conferir estabilidade ao terreno, o gabião causa baixo impacto ambiental, conservando o crescimento da vegetação ao seu redor, ajudando na redução da velocidade de águas pluviais. É constituído por gaiolas metálicas e pedras, possui ótimo custo-benefício e alta capacidade de contenção.

Fonte: Prefeitura de Ouro Preto/ Notícia publicada em 07/06/2023/por Nízea Coelho