Ouro Preto – O Secretário de Educação, Rogério Fernandes, convocou a Comissão Municipal “Volta às Aulas” para a 1° Reunião no dia 15 de Julho de 2021, às 14:00, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, quando deverão analisar a situação do retorno presencial das aulas no município.
Em razão das medidas de saúde e vigilância de contenção da transmissão do Covid-19, havendo necessidade de manter distanciamento entre as pessoas e evitar aglomerações, reunindo presencialmente apenas o mínimo de pessoas, somente poderão participar da referida reunião, um (01) representante de cada um dos segmentos arrolados no art. 2º Decreto nº 6.131, de 02 de julho de 2021, com exceção da Câmara Municipal de Ouro Preto cujo Decreto prevê 02 (dois) representantes.
Mais escolas estaduais voltam a receber os alunos nesta segunda-feira
Mais um marco especial no processo de retomada das atividades pedagógicas presenciais na rede estadual de ensino nesta segunda-feira (12/7). É o dia em que mais escolas estaduais voltam a receber os alunos depois de quase um ano e meio longe das salas de aula, devido à pandemia de covid-19.
Com todo cuidado e segurança, respeitando rigorosamente os protocolos sanitários da Secretaria de Estado da Educação, a rede estadual passará a contar com 751 escolas estaduais reabertas com atividades presenciais.
Além disso, com as novas determinações do Comitê Extraordinário Covid-19, com as atualizações nas ondas do plano Minas Consciente da última quinta-feira (8/7), todas as regiões do estado estão aptas para o retorno das atividades presenciais nas escolas da rede pública estadual, desde que não tenha impedimento por parte da prefeitura local.
O novo passo só foi possível graças à melhoria dos índices epidemiológicos e do acompanhamento realizado nas primeiras unidades de ensino reabertas. Houve reforço na segurança dos protocolos e do checklist de preparação para o recebimento de professores e alunos e a boa aceitação da comunidade escolar como um todo. Vale sempre lembrar que o retorno das escolas da rede estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido, facultativo e foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e confiança necessárias a alunos, funcionários, pais e responsáveis.
Cenários
Com as novas determinações, 17 unidades de ensino, de 5 municípios que estavam em localidades enquadradas na onda vermelha, porém, na classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, poderão começar com o acolhimento de professores na segunda-feira (12/7) para um retorno dos alunos após o recesso escolar. Nesses locais, fica autorizado o retorno das atividades nos anos iniciais do ensino fundamental – 1º ao 5º ano.
Para os locais em que a retomada dos anos iniciais do ensino fundamental já ocorreu, pois estavam nas ondas amarela ou verde há mais tempo, a partir de 12/7 as escolas começam a receber também os alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. São 153 unidades escolares, de 26 municípios.
Outro cenário é o das escolas de municípios em onda amarela ou verde, e que não haviam iniciado o processo de retomada, e que vão retomar agora as atividades com alunos dos anos iniciais e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Nesta situação estão 297 escolas, em 56 municípios.
Para os locais que estavam em onda vermelha, mas no cenário favorável e que fizeram o acolhimento dos professores esta semana, é chegada a hora dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental serem recebidos na segunda-feira, 12/7. O total de 301 escolas de 45 municípios estão nessa realidade.
Com as novas mudanças de ondas do Plano Minas Consciente, mais municípios estão autorizados a progredir com o acolhimento de professores.
Sempre que alunos, pais e/ou responsáveis precisarem verificar se as escolas estão com as atividades presenciais autorizadas, basta acessar o site da pasta: www.educacao.mg.gov.br. Na aba destinada à retomada, a listagem de municípios e unidades de ensino estarão atualizadas. O contato com o gestor da escola também é fundamental para ficar por dentro de todas as informações sobre o ensino híbrido.
Por Marcelino de Castro
Com apoio da Agência Minas