O videoclipe da música “Ouro”, dos artistas Mo Maie e Bomblack, foi gravado em Mariana e iniciou, nessa semana, sua fase de pós-produção. Esse projeto audiovisual foi patrocinado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG) e denuncia a devastação ambiental e a presença massiva da mineração na região, temas abordados pela música, lançada em 2024 pelo Spotify. A produção do videoclipe marca também uma denúncia aos 10 anos do rompimento da barragem de Fundão, que aconteceu em 5 de novembro de 2015 e devastou o subdistrito de Bento Rodrigues.

Mo Maie é uma artista marianense que valoriza a cultura popular e suas várias manifestações. Suas experiências musicais envolvem a experimentação sonora com instrumentos ancestrais de várias culturas, especialmente afroameríndias e ciganas. Em 2022, Mo Maie iniciou a série memorial “Árvores, memórias e reflorestamentos”, que buscou valorizar a oralidade e as pessoas guardiãs das palavras, os denominados “griôs”. Nessa perspectiva, engloba mestres(as) tradicionalistas, pessoas que trabalham com saberes antigos, estética africana e afrodiaspórica e grupos culturais ligados ao hip hop.
“Meu trabalho sempre dialogou com o universo do hip hop”, afirmou. A partir disso, sentiu a necessidade de se conectar com o Movimento TT1, um coletivo artístico de hip hop de Mariana, e iniciou o projeto “Ouro” com Bomblack, um dos integrantes do coletivo. “Bomblack me chamou muita atenção pela forma como ele é e está no mundo, além de ser um excelente MC. Um cara realmente muito potente. Sinto nele essa potência de liderança, de ser essa pessoa que está sempre querendo fazer algo além de si, pelo viés comunitário”, completou.
Bomblack também é artista marianense com presença ativa na cultura hip hop da região. É compositor, MC de batalhas de rima e um dos pioneiros do Movimento TT1. Em 2021, a partir da união entre Bomblack, Eli Gee, Demanjah, MJ e VBeats, nasce o TT1 com a intenção de fazer rap e representar o bairro Cabanas. O artista volta seu foco para apresentações ao vivo de suas músicas autorais e, em 2024, lançou dois singles: Descaso Manjado e Um som, que estão disponíveis no Spotify e no Youtube.
Videoclipe “Ouro”
Um dos objetivos principais do projeto é denunciar os impactos da mineração e as consequências irreversíveis do crime ambiental ocorrido em 5 de novembro de 2015, com o rompimento da barragem de Fundão. Além disso, propõe vislumbrar novas formas de estar em contato com a natureza e deixar trabalhos que poderão ficar para a posteridade, como forma de manifesto de vozes, narrativas e escrevivências de diferentes gerações.
A música “Ouro” foi produzida por Lil Tim e o videoclipe está em processo de produção, com a produtora audiovisual Pastiche e o Movimento TT1, com previsão de lançamento ainda para 2025.
Fonte: Assessoria Pastiche Filmes
Foto: Marina Ferreira


