Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Desde o início da atual gestão, percebe-se que a vice-prefeita Regina Braga tem exercido o papel de mediadora e negociadora nas situações mais diversas. Há poucos dias, foi divulgado nas redes sociais da Prefeitura que ela, acompanhada do chefe de Gabinete, Zaqueu Astoni e o secretário municipal de Esportes Wagner Mello, esteve em Brasília para tratar de assuntos relacionados “ao turismo e à reconstrução da cidade”.

O Diário de Ouro Preto foi atrás de detalhes sobre a viagem da comitiva municipal ao Distrito Federal. A primeira parada foi na Câmara dos Deputados, onde Regina e o secretário municipal de esportes foram recebidos pelo deputado federal Gilberto Abramo. No encontro, dentre os temas tratados, foi solicitado recursos para a construção da ciclovia na entrada de Ouro Preto.

O grupo ouro-pretano esteve também no Ministério do Desenvolvimento Regional para pleitear recursos para obras emergenciais nas encostas e para programas habitacionais que atendam as famílias que foram atingidas pelas chuvas: “Os diálogos tiveram ênfase na questão do Taquaral, que muito nos preocupa”, conta a vice Regina. No MDR, ela conversou também com a diretora de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Proteção, Karine Lopes (foto/assessoria), para solicitar mais agilidade no processo de reconhecimento do Estado de Calamidade Pública em Ouro Preto que, até agora, nacionalmente, está em Estado de Emergência. O Estado de Calamidade pública, além de facilitar a captação de recursos para ações urgentes, vai conceder aos atingidos o direito ao saque antecipado do Abono Salarial, conforme Portaria nº 3.115, de 10 de dezembro de 2021, dentre outros benefícios.

A comitiva se dirigiu também ao Ministério do Turismo, para agilizar ações que promovam Ouro Preto como um dos mais importantes destinos turísticos no cardápio de opções para visitação do cenário nacional. Segundo Regina, foi solicitado ainda apoio para o projeto que visa a implantação de um Plano de Desenvolvimento do Turismo nos Distritos. Fez ainda uma visita ao Ministério da Cidadania e à Secretaria Especial do Esporte, para pleitear suporte na implantação de programas e ações voltadas para o esporte e o lazer em Ouro Preto. Fechando a peregrinação, uma reunião com o senador Alexandre da Silveira para reforçar as tratativas de captação de recursos.

O PAPEL DE UM VICE

Estamos acostumados a entender um vice-prefeito como aquele que substitui o chefe-maior do governo municipal em casos excepcionais, extremos, ou em missões meramente sociais, quase sempre representando o prefeito quando este tem outros compromissos e não pode comparecer. Certamente, não é o caso da vice Regina Braga, que tem sido constantemente destacada pelo prefeito Angelo Oswaldo para assumir negociações importantes que envolvem interesses do município.

Recentemente, foi ela que conduziu as negociações com a Vale e a Comissão de Moradores da Estação, para discutirem soluções para os problemas de mobilidade urbana provocados pelo desastre do Morro da Forca.

Nessa semana, Regina atendeu também ao chamado da diretoria sindical do SINDSFOP, e recebeu uma extensa lista de demandas dos servidores da UPA e do Complexo de Saúde de Cachoeira do Campo. Foi na mesa da vice-prefeita que os servidores da Saúde revelaram detalhes de um cotidiano repleto de problemas, como aumento significativo dos serviços, escala insuficiente de médicos, quantitativo insuficiente de profissionais de enfermagem, principalmente nos plantões noturnos, demora na manutenção dos equipamentos de urgência, dentre outros.