Ouro Preto – O vereador Vander Leitoa, representante do distrito de Antônio Pereira apresentou nesta terça-feira, 22/03, requerimento 93/2021 para as mineradoras Samarco, Vale e terceirizadas ampliarem a testagem de seus funcionários. O requerimento foi aprovado por 13 votos, sendo uma ausência,o presidente não vota. Outro requerimento apresentado por Vander e aprovado foi o 134/2021 que requer que o Município solicite das grandes empresas da cidade a compra de vacinas.
Vander Leitoa também teve aprovada a indicação 207/2021,que solicita a instalação de barreiras sanitárias no distrito de Antônio Pereira.
Outro Lado – As empresas citadas foram contatadas através de suas assessorias de imprensa. Veja a posição da Samarco:
“A Samarco informa que segue rigorosamente todas as recomendações do Ministério da Saúde e cumpre todos os protocolos estabelecidos. Desde março de 2020, adotamos uma série de medidas preventivas frente à pandemia do coronavírus em nossas unidades para preservar a vida e a segurança dos nossos empregados diretos e indiretos e evitar a disseminação da Covid-19 nas comunidades onde atuamos, em Minas Gerais e no Espírito Santo. De forma proativa, realizamos a testagem de empregados, com ciclos de testes em assintomáticos como medida adicional de controle, e mantemos a restrição de não ir trabalhar com qualquer sintoma.
Outras iniciativas foram adotadas pela empresa, entre elas, a restrição de circulação de pessoas nas unidades, home office para áreas administrativas, medição da temperatura antes do acesso às unidades, distribuição de kits com máscaras e refis filtrantes internos para empregados e contratados, cujo uso é obrigatório, realização de campanhas informativas e sanitização de ambientes comuns.
A Samarco permanece atenta ao cenário da pandemia no país, em Minas Gerais e no Espírito Santo, para, se necessário, adotar novas medidas.”
Por Marcelino de Castro
