A tarde do dia 6 de junho foi marcada por muita alegria em Engenheiro Corrêa, já que a Prefeitura entregou para a comunidade a reforma do posto dos Correios do distrito. Apesar de ser uma empresa pública federal, a atual gestão interveio para que a unidade pudesse retornar as condições físicas ideais, tendo em vista que o local não passava por reformas desde sua inauguração, há mais de 30 anos.
O posto dos Correios é de extrema importância para a população do distrito, realizando serviços não apenas de entrega e envio de encomendas, mas atuando também na distribuição de remédios e na realização de alguns serviços bancários.
Na reforma foram executados diversos reparos estruturais, dentre eles, a troca de todo o telhado, reparos e revisão nas partes elétricas e hidráulicas, trocas das portas e da caixa d’água, além da reconstrução do muro e do passeio do imóvel.
Representando a comunidade de Engenheiro Corrêa, falou o presidente da Associação Comunitária do distrito, Fabrício Gonçalves. “É com muita satisfação que recebemos essa obra, os Correios infelizmente é uma empresa estatal que vem sofrendo um desmonte com o objetivo de privatização, mas somente quem mora em zonas rurais, como o nosso caso, sabe da importância dessa empresa, facilitando demais a vida da comunidade. Essa ação caminha junto com as pretensões da comunidade de manter o que é do povo nas mãos do povo”.
Já o secretário de Obras, Antônio Simões, destacou em tom humorado os trabalhos realizados no local. “Eu cheguei muitas vezes a brincar com o pessoal que aqui não estava caindo aos pedaços, estava caindo por inteiro, infelizmente. Por isso, foi necessária uma revitalização completa do espaço. Sei que não é uma obra de grande porte, mas que vai melhorar muito a vida da população, que poucas vezes é atendida. Isso demonstra o compromisso que temos em atender todos os distritos da melhor maneira possível”.
Emocionada, a vice-prefeita Regina Braga, que é nascida em Engenheiro Corrêa, contou da sua relação com o distrito e fez agradecimentos. “Estou muito feliz de fazer mais uma entrega aqui, onde nasci e fui criada. Tenho muito orgulho daqui, é um lugar bem pequeno, mas grande no meu coração. Aos poucos estamos consertando as coisas. Agradeço a todos e contem com o nosso apoio”.
O prefeito Angelo Oswaldo descreveu o seu sentimento em estar presente na reinauguração do espaço. “Estou duplamente feliz, primeiro por ver a sede dos Correios totalmente revitalizada e, segundo, por ter visitado a Escola Municipal José Estevam Braga, que é realmente diferenciada, realizando trabalhos que estão servindo de referência para outras escolas. Mas hoje estamos aqui entregando para a comunidade a unidade dos Correios, que sempre foi reconhecida como uma atividade estatal em todo o mundo, porque requer confiança, sigilo e seriedade, algo que somente o estado podia garantir. Com o tempo e o crescimento do país, as prefeituras passaram a ajudar os Correios, oferecendo locais adequados e manutenção, percebendo que as pessoas têm comprado muito através da internet e utilizando os serviços dos correios nas entregas novamente”.
Os Correios surgiram ainda no período colonial do Brasil, junto com a criação do Correio-Mor em 25 de janeiro de 1663. Já no ano de 1931, os Correios se fundiram aos telégrafos. A partir daí começaram a se modernizar, começando a oferecer serviços melhores e mais rápidos para seus usuários.
Texto: Túlio Dutra
Foto: Ane Souz