Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
A empresa Vale interditou a estrada que liga o distrito de Engenheiro Corrêa, de Ouro Preto, ao distrito de São Gonçalo do Bação, de Itabirito, para obras de estabilização de taludes.
Em nota a empresa avisou que “a passagem de pessoas não autorizadas pelo trecho em obras entre Bação e Engenheiro Corrêa representa um risco para a segurança de todos. O local está com trânsito de máquinas, presença de materiais oriundos das obras e atividades de estabilização de taludes em andamento. Além disso, as atividades precisam ser interrompidas para a passagem de pessoas, o que gera atraso no andamento das obras”.
Segundo a nota da empresa, a interdição “foi feita com o conhecimento e aprovação prévia dos órgãos públicos competentes dos municípios de Ouro Preto e Itabirito e informada com antecedência à comunidade. É importante que a comunidade respeite a interdição da via e continue utilizando o acesso alternativo pela MG 030”, diz a nota.
A via municipal que liga Engenheiro Corrêa, de Ouro Preto, ao distrito de São Gonçalo do Bação, de Itabirito, já foi alvo de protestos dos moradores locais, que já faz tempo, precisam percorrer 22 km para chegar ao distrito vizinho, que fica a apenas 8 km de distância um do outro. Não é de hoje que os moradores da região sofrem com os impactos sociais e ambientais provocados por obras das mineradoras que ali atuam e cobram medidas compensatórias.
