Ouro Preto – Uma pesquisa nacional irá acompanhar por 3 anos pessoas com pré-diabetes: é o projeto Proven Dia. A Escola de Nutrição da UFOP participará da pesquisa, coordenada pela Beneficência Portuguesa em uma parceria com o Ministério da Saúde (PROADI SUS).

O estudo é um ensaio clínico multicêntrico (serão 30 centros realizando a pesquisa no país), controlado e randomizado. Para aderir ao estudo, as pessoas interessadas precisam preencher um formulário de triagem e posteriormente fazer uma avaliação de elegibilidade para o projeto.  Os interessados podem se inscrever para a pesquisa respondendo ao questionário do QR code abaixo, pelo contato pelo telefone (whatsapp) 31 998225699 ou instagram @provendia_ufop. A participação é gratuita.

O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica que afeta muitas pessoas, cerca de três por cento da população mundial. No Brasil, o diabetes também é reconhecido como um importante problema de saúde pública, afetando cerca de 10% da nossa população. Os grandes problemas do Diabetes estão relacionados às suas consequências, sendo as principais: neuropatia, retinopatia, cegueira, pé diabético, amputações e nefropatia. Elas reduzem a sobrevida das pessoas, e ainda afetam drasticamente a qualidade de vida.

Segundo a professora Dra. Joana Amaral, coordenadora do projeto em Ouro Preto, será feito um acompanhamento de pessoas que estejam na condição de pré-diabetes, “quando a glicemia está um pouco alta, e o outro exame, que é a hemoglobina glicada, também está alterado, mas ainda, a pessoa não tem o diagnóstico de diabetes”. A pesquisa visa analisar se a aplicação do protocolo, que tem sido aplicado em outros países, funciona como forma de prevenir que o quadro evolua para o diabetes.

Joana Amaral explicou que o protocolo de intervenção para mudança de hábitos em geral, além da alimentação, a prática física e outros comportamentos serão avaliados nos encontros presenciais na Ufop e o monitoramento remoto será realizado pela Beneficência Portuguesa. Ouro Preto é um dos centros que permitirá uma amostragem nacional para analisar se o protocolo é eficaz na prevenção da Diabetes.

Joana Amaral informa que “a diabetes é uma doença importante, que afeta a população e a vida de cada indivíduo e família que convivem com a doença. Dessa forma, há necessidade de investimentos na prevenção, no controle da doença e nos cuidados com o tratamento”.

A professora alerta que o diabetes “é uma enfermidade que poderia ser evitada e controlada a partir de um conjunto de ações oportunas e efetivas de profissionais e gestores no âmbito da atenção primária em saúde”.

Sobre a seleção dos participantes, Joana explicou que durante a triagem, pacientes com alto risco para desenvolver o  Diabetes Melitus tipo 2 (DM2) serão convidados a comparecer à UFOP para apresentação do estudo e formalização do convite de participação, além de confirmação de critérios de elegibilidade. “Aqueles que não atenderem aos critérios de elegibilidade no rastreamento/pre-screening receberão uma orientação breve sobre alimentação adequada e saudável e prática regular de atividade física”, explicou a professora.

Para participar da pesquisa é necessário que os interessados se enquadrem em alguns quesitos como:  

  • ter idade superior a 18 anos; 
  • posse de dispositivo eletrônico (computador, notebook, tablet ou celular) e acesso à Internet (banda larga, 3G, dentre outros);
  • não ter feito acompanhamento nutricional individualizado nos últimos 6 meses;  
  • não ter feito acompanhamento com Profissional de Educação Física (Personal Trainer) nos últimos 6 meses;  
  • Tem acesso ao campus da UFOP em 60 minutos;  
  • ter o exame de hemoglobina glicada (HbA1c) entre 5,7 e 6,4% (data máxima do exame: últimos 3 meses). O exame poderá ser solicitado dentro do projeto, caso a pessoa atenda aos demais pré-requisitos.

Saiba mais

O PROVEN DIA tem o desafio de explorar uma intervenção para  reduzir o aumento na incidência do Diabetes Melitus tipo 2 (DM2) no país. Existem evidências bastante consistentes na literatura de que o DM2 pode ser prevenido ou postergado, sendo as mudanças no estilo de vida a medida de primeira escolha para se atingir estes objetivos.

O principal objetivo do estudo PROVEN DIA é avaliar a efetividade do Programa de Prevenção (formato presencial ou virtual) de Diabetes DM2 na redução da incidência de DM2.

Para aqueles que atenderem aos critérios de elegibilidade, o pesquisador apresentará o protocolo em detalhes ao voluntário, e solicitará o consentimento ao indivíduo para participar do estudo. O indivíduo que consentir e assinar o TCLE, caso não tenha exames recentes para confirmar o diagnóstico de pré-diabetes, será convidado a realizar um exame de hemoglobina glicada.

Aqueles participantes com hemoglobina glicada acima dos valores esperados serão descontinuados do estudo e encaminhados para acompanhamento médico e tratamento do diabete. Aqueles com hemoglobina glicada abaixo dos valores esperados serão descontinuados do estudo e orientados quanto a importância da alimentação saudável e prática de atividade física. Os demais, continuarão seguimento no estudo.

Formulário para preenchimento do questionário de triagem:

https://redcap.bp.org.br/surveys/?s=YKNFLXTDWJEAWN4C