UBS do Antônio Dias terá sede própria Prefeitura já tem projeto aprovado no IPHAN 

Prefeitura já planeja a licitação para obras de construção da nova UBS Antônio Dias.  A unidade atende a cerca de 6 mil usuários de vários bairros em imóvel adaptado para posto de saúde

Ouro Preto – A  Reitora da UFOP, Cláudia Marliére e o prefeito Angelo Oswaldo assinam no próximo dia 13/03, os termos de cessão onerosa ao Município referente ao terreno da república Canaã, de propriedade da Universidade,  no valor de R$ 6,29 milhões. No imóvel será construída a unidade Básica de Saúde do Antônio Dias.

Durante a elaboração, a secretária ouviu os cursos de saúde como Medicina, Farmácia e Educação Física, para que a planta do imóvel possa inclusive ter espaços para receber os alunos. O Contrato de cessão prevê que o imóvel não pode mudar sua finalidade, que é ser unidade de saúde. 

O secretário de Saúde, Leandro Moreira, explicou que o projeto atende as equipes de saúde, as necessidades de ensino da universidade, e principalmente dos usuários dos serviços da UBS do Antônio Dias. “O projeto já está pronto, já passou inclusive pelo IPHAN. A próxima etapa agora já é caminhar com o processo de licitação, para que a gente possa entregar mais uma unidade de Saúde ao Município de Ouro Preto”.

De acordo com o secretário, hoje a unidade funciona em imóvel alugado, adaptado para ser e que limita as possibilidades de atendimento. O PSF do Antônio Dias compreende os bairros do centro, Rosário, Barra, Vila Aparecida e o próprio Antônio Dias, “é uma área muito extensa”, frisou Leandro.

Leandro disse que a construção do posto “é um grande avanço que a gente consegue dar na saúde de Ouro Preto, no qual conseguimos evoluir nas tratativas com a Ufop”.

Para Leandro, a unidade de saúde em imóvel construído para essa finalidade “é mais um passo que a gente consegue evoluir, no termo de parceria que já temos com a Ufop. Então a Secretaria de Saúde já vinha trabalhando nesse desejo de encontrar um terreno, para construção de uma unidade de 2 para toda a região do Antônio Dias e localizamos este terreno alí, próximo ao clube (OPTC) de propriedade da UFOP, nos fundos da República Canaã […] O grande objetivo da parceria é ofertar um serviço de Saúde com qualidade para a população, mas que este projeto tivesse também um equilíbrio para unificar o ensino, através dos alunos da área de saúde da Ufop, fortalecendo as equipes do PSF e automaticamente fazer um melhor atendimento a nossa população”, comemorou o secretário.

A Conselheira de Saúde, Márcia Valadares, agradeceu à Reitora, ao secretário, aos colegas conselheiros e a FAMOP, que a indicou para ocupar uma cadeira no conselho. “Eu como moradora, usuária do posto de Antônio Dias e os mais mais 6 mil usuários, como representante da Famop, dentro do Conselho Municipal de Saúde venho agradecer a nossa magnífica reitora Cláudia, por ter intermediado a doação do terreno em frente ao campo da Barra para a construção da UBS Antônio Dias. Fico muito feliz, em saber que a nossa magnífica reitora viu a necessidade de neste terreno ser construído uma UBS, que será bom para todos nós moradores de Ouro Preto, não apenas os moradores Antônio Dias,  mas em toda área que abrange”. 

Márcia Valadares ressaltou que foi um trabalho em conjunto para que fosse construída a UBS. “ Vai ser um lugar muito bom, de uma fácil acessibilidade, uma construção que nos padrões da vigilância sanitária, como o Ministério da Saúde indica como seja construída uma UBS. Desde já,fico muito agradecida à Cláudio Marliére, e a todos vocês, principalmente o jornal diário de Ouro Preto, que está me dando essa oportunidade, de eu representando o Conselho Municipal de Saúde e a Famop, termos conseguido esse trabalho, essa luta, que vende muito e muito tempo. Muito obrigada Cláudia e a todos a todos ufopianos, porque a Cláudia desempenhou um grande papel como reitora”, comemorou a conselheira de Saúde. 

Em nota a Universidade informou que: “O valor cedido é da ordem de 6,29 milhões (uma estimativa equivalente ao aluguel do local por um período de 30 anos). As contrapartidas correspondem à construção e manutenção da Unidade Básica de Saúde, assim como a utilização do local por professores e alunos de diversas áreas da saúde para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, definidas em plano de trabalho próprio. Importante salientar também que, tão logo seja concluída a construção, o imóvel será de propriedade da UFOP.”

Por Marcelino de Castro

Foto: Secretário municipal de Saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira, durante a 8ª Reunião Ordinária da Câmara, ontem 29/02 – Reprodução Youtube


Descubra mais sobre Diário de Ouro Preto

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.