[Coluna Tiquinho de Política]
Por Marcelino de Castro
Cumprindo agenda na região o governador Romeu Zema, após passar em Ouro Branco, irá conhecer a famosa Lavras Novas, que quase todo mundo na cidade Administrativa já deve ter conhecido, mas nosso governador, ainda não fez o agradável passeio, pelas terras de Nossa Senhora dos Prazeres e Divino Espírito Santo! Espero que dessa vez leve um casaco, pois se passou frio na Praça Tiradentes, imagina lá em Lavras Novas, que neva!
O prefeito Angelo Oswaldo aproveitou para lembrar que o governador terá a oportunidade de ver como são “péssimas” as condições da MG 129, especialmente entre Ouro Branco e Saramenha, trecho de interesse ouro-pretano. Segundo o prefeito, pela manhã Zema estará em Conselheiro Lafaiete, depois vai a Ouro Branco e em seguida participa de um evento em Ouro Preto, no Centro de Artes e Convenções da Ufop. Neste ínterim, passará pela Serrinha e vai ver que as condições da estrada municipal também não são boas, como na estrada real.
Ao chegar em Lavras Novas, Zema que naquele momento pode vir a imaginar, que a população não lhe cobrará nada, pois deve estar indignada com a situação da estrada municipal, tomará um grande susto, quando souber que a Cemig, que ele deseja vender, é foco da atenção dos moradores e comerciantes, que esperam o apoio dela para reascender as luzes do adro da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres!
O prefeito, como bom anfitrião que todos sabem que é, convidou o governador para almoçar em Lavras Novas, “que é hoje uma das instâncias de turismo no Brasil. Depois ele virá a Ouro Preto para um encontro no centro de Convenções, com algumas lideranças que o governo mesmo convidou para essa reunião”, informou Angelo Oswaldo, durante solenidade pelos 323 anos da chegada dos bandeirantes Antônio Dias, em 1698.
Zema é um dos governadores de Minas que não viveu o apogeu da praça Tiradentes, clamando o suplício do povo no momento, como nos tempos do porco solto para o então Governador Newton Cardoso! Nem teve a versão ostentação de Aécio, Anastasia e Alberto Pinto Coelho,este último, que além de presidente da ALMG, deixou seu nome no palácio da Liberdade.
Enquanto Juscelino vinha a Ouro Preto e dançava nos bailes do 15 de Novembro, Zema ainda não conhece Lavras Novas, o reduto dos recém casados! E não sabe que lá existe uma comunidade unida, e que o centro de convergência dessa comunidade está com seu monumento histórico no breu! O Cartão Postal não pode ser fotografado à noite! Eles querem o apoio da Cemig para o projeto Senhor governador, lhe adianto.
Já, durante o almoço, entre uma garfada e outra, terá que ouvir do prefeito o pedido para asfaltar a MG 030, que liga Itabirito à Lôbo Leite, distrito de Congonhas, passando por Engenheiro Correia e Miguel Burnier. “Com isso, nós integraremos Ouro Branco, Congonhas, Lafaiete, Belo Vale, Ouro Preto e Itabirito, é uma obra muito importante”.Angelo Oswaldo espera que Zema lhe dê uma boa notícia sobre a obra, por já terem tratado do assunto!
Ser Governador de Minas Gerais não é tarefa fácil, ainda mais pelas bandas de onde o Estado começou! Como eu sei que o senhor vai ler isso hoje, Sr. Governador, fica a dica: Liga pra Cemig hoje, pois amanhã alguém vai te cobrar essa iluminação! Outra dica: Pro Senhor que gosta de voar, lá tem uma tirolesa da hora! Boa Viagem! Seja Bem vindo. Nossa Senhora dos Prazeres e o Divino Espírito Santo te ilumine, Zema!
Agenda do Governador
O Governo de Minas, por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou a agenda do governador Romeu Zema. Em Ouro Branco, se reúne com o prefeito Hélio Campos às11h20. Já em Ouro Preto, o governador encontra prefeitos da microrregião, às 13h15. Zema também tem reunião de trabalho com representantes do setor produtivo, às 15h30. Todos os evento são fechados para a imprensa, informou a assessoria de Imprensa.

Editado às 21h37, com o retorno do Gov-MG.
Foto: Arquivo/diário de Ouro Preto- Marcelino de Castro