Ouro Preto – Na tarde da última quarta-feira, 24/06, foi realizada no Morro São João, solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas e de Ouro Preto, em comemoração aos 328 anos da fundação de Ouro Preto, data em que a bandeira liderada pelo desbravador Antônio Dias, avistou o pico do Itacolomi, uma referência geográfica dos povos originários, que marcava o território aurífero.
O prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga e o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, foram acompanhados pelos estudantes do 3º ano da escola Municipal Juventina Drummond.
Segundo o gerente de Habitação, Pedro Moreira, a entrega representa mais uma etapa concluída pelo programa. “Hoje completamos 155 casas do Residencial Vila Alegre, um resultado de muito trabalho e parceria para garantir moradia às famílias ouro-pretanas”, destacou.
A vice-prefeita Regina Braga também comemorou essa conquista: “Eu acompanho essa luta desde o começo, sei que não é fácil, então estou muito feliz pela entrega desse trabalho fantástico.” O prefeito Angelo Oswaldo acrescentou: “A demanda da casa própria é muito importante, por isso sempre foi uma prioridade para nós. Conseguir entregar essas 17 moradias no dia de hoje é uma grande felicidade”.
Investimento e conclusão das obras
O Residencial Vila Alegre começou a ser executado a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Ouro Preto e o Governo Federal, firmada em 2007. Inicialmente, a previsão era de que a maior parte dos recursos viesse da União.
Com a retomada do Programa Um Teto é Tudo e a necessidade de conclusão das obras, o município ampliou sua contrapartida e investiu aproximadamente R$ 8 milhões para finalizar as 59 unidades desta etapa.
Seleção das famílias
As famílias beneficiadas foram definidas por meio de chamamento público, seguindo os critérios da Lei Municipal nº 1.328/2023. O processo recebeu cerca de 650 inscrições, com mais de 500 famílias consideradas elegíveis.
A entrega marcou um momento de emoção para os novos moradores. Maria Helena Xavier comemorou a conquista: “Não tenho nem palavras para agradecer a Deus e a todas as pessoas envolvidas nessa luta. Foram muitos anos no aluguel, mas hoje é muita alegria e felicidade.”
Luciene da Conceição também celebrou a nova fase: “É uma luta de uma vida inteira. É um recomeço de vida, tanto meu quanto da minha filha. Passei por muitas coisas para chegar até aqui e estou muito feliz.”
Marco Antônio Pinto agradeceu o apoio recebido. “Hoje muitas pessoas têm o direito de ter sua moradia, sua própria casinha para chamar de sua. É só vitória.”
Avanços do programa habitacional
O Programa Um Teto é Tudo já atendeu 92 famílias, sendo 59 com casas próprias, 32 com indenizações definitivas e uma com requalificação habitacional. Também foram entregues 130 títulos de propriedade.
Por Geovanna Lopes – Assessoria Prefeitura de Ouro Preto
Descubra mais sobre Diário de Ouro Preto
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




