Começa amanhã e segue até sábado o Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto, no Centro de Convenções de Ouro Preto. Nesta edição, o Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, participa com uma apresentação e Talk sobre turismo e gastronomia, além de uma edição Pocket do Minas ao Luar. Os interessados na programação podem retirar os ingressos pelo Sympla.

Os primórdios de Ouro Preto

De acordo com Vani Pedrosa, gerente de Gastronomia do Senac, a palavra “primórdios” significa aquilo que vem primeiro, aquilo que é base. Como Minas Gerais começa a partir da região produtora de ouro, os Primórdios da Cozinha Mineira, que é a pesquisa de origens, o trabalho de desenvolvimento regional pelas linhas de progresso originais do estado, também se inicia na região mineradora.

“Quando se fala do turismo, as primeiras visitações de quem vem para conhecer a região mineradora são por causa do turismo religioso, das minas, da arquitetura, entre outros. Todas essas visitações comerciais deram a base para o que hoje representa a Festur”, pontua Vani.

Segundo ela, Ouro Preto tem tudo a oferecer para a capacidade turística de Minas Gerais. Foi a primeira cidade a ter o turismo oficializado pela Unesco, tem uma economia inteira que gira em torno dele na cidade, fortalecendo o cenário artístico, patrimonial, de artesanato, da gastronomia e de hospitalidade. É um modelo a ser seguido.

Em sua apresentação sobre os Primórdios, que acontece no dia 1º, às 15h, com ingressos disponíveis no link do Sympla. Vani e o docente do Senac Maicon Rodrigues Oliveira de Sá, mestre em Estudos Culturais Contemporâneos, irão abordar a história e o consumo do feijão, um dos grãos iniciais, juntamente com o milho, que deu sustentação para a sociedade que se desenvolveu em Minas Gerais. O feijão deu apoio para muitas receitas, como o bolo de feijão, e feijão com carnes salgadas.

“O feijão com pele era a base para temperar toda a comida, juntamente com o angu, que entrava para equilibrar esses sabores. Nossas carnes não eram temperadas, porque não tínhamos sal. Então, tudo o que vinha da carne salgada era aproveitado para ser usado em toda comida. Os pedaços de toucinho eram misturados também em torresmo, legumes e outros tipos de pratos”, explica Vani.

Também no dia 1º, em uma ação para convidados, haverá uma aula-show com o chef Luciano Avellar e entrega do Selo Primórdios da Cozinha Mineira a representantes de 10 cidades como reconhecimento pela execução projeto. 

Talk Descubra Minas – Planejamento Turístico de Impacto

No Talk Descubra Minas, Milena Soares, da Fecomércio MG, Nicole Santos, do Sesc, e Sandra Souto, do Senac, explicam o processo do regionalismo, com a participação, inclusive, dos sindicatos empresariais de cada região, como fortalecimento desse processo do turismo local, uma junção de instituições para promover o desenvolvimento do turismo.

A participação do Sistema ainda abordará a questão do turismo religioso, que foi um dos primeiros do estado. Minas Gerais é mundialmente conhecida por suas cidades históricas que expressam as raízes da cultura mineira e a identidade do país. Além disso, nosso estado também é uma das regiões mais procuradas do Brasil para o Turismo Religioso, e recebe peregrinos e turistas de diversos lugares do país e do mundo em seus santuários, igrejas e capelas.

O Talk acontece no dia 2, às 18h, no espaço Diamantina. Para participar, basta retirar o ingresso.

Minas ao Luar

O Sesc também participa do evento com o Minas ao Luar em formato Pocket, com apresentações diárias das 20h30 às 22h. Na quinta-feira (1º), o show será da artista Dilly, que mistura funk, cumbia, carimbó e música eletrônica. Na sexta-feira (2), a Orquestra Mineira do Brega leva o público a uma viagem de Las Vegas a Belém do Pará, entre Chacrinha e o Domingo Legal. Para finalizar, no sábado (3), o 80 Futebol Clube toca o melhor do pop rock nacional e internacional dos anos 80.

Serviço: 

De 1º a 03/06   

Horário: 14h às 22h

Estande do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac e Sindicatos Empresariais  

Local: Centro de Artes e Convenções da Ufop, rua Diogo de Vasconcelos, 328, Pilar, Ouro Preto 

Gratuito

Minas ao Luar Pocket com shows de: Dilly, Orquestra Mineira do Brega e 80 Futebol Clube 

Horário: 20h30 às 22h 

Retirada de ingressos https://www.sympla.com.br/evento/festur-r-festival-internacional-de-turismo-e-cultura-de-ouro-preto-3a-edicao/1978015 

Dia 1º/06 

Apresentação: Ouro Preto e o Feijão. A cidade e o ingrediente que deram alma à Cozinha Mineira, com Vani Pedrosa e Maicon Sá. 

Horário: 15h 

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/festur-r-festival-internacional-de-turismo-e-cultura-de-ouro-preto-3a-edicao/1978015 

Dia 2/06  

Talk Descubra Minas – Planejamento Turístico de Impacto, com Milena Soares (Fecomércio), Nicole Santos (Sesc), Sandra Souto (Senac) 

Horário: 18h 

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/festur-r-festival-internacional-de-turismo-e-cultura-de-ouro-preto-3a-edicao/1978015