Projeto da FAOP terá início em maio e o formulário de inscrições para participar como artista, oficineiro ou expositor estará disponível a partir de hoje 

Idealizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP em 2016, por meio de seu Núcleo de Arte e Ofícios, o projeto “Sextas Abertas” dará início à programação de 2025 no próximo dia 23 de maio, voltando a ocupar o histórico Casarão Pedro Aleixo e a Praça Antônio Dias com um dia inteiro de atividades artístico-culturais abertas ao público em geral. O projeto de 2025 terá seis edições na sede, uma edição em Antônio Pereira, uma em Cachoeira do Campo e outra em Santo Antônio do Leite, entre os meses de maio e dezembro, e recebe inscrições por meio de formulário disponível no link https://forms.gle/EbPUMgYtMix1Xox9A, em caráter contínuo. 

O projeto reúne múltiplas atividades de diferentes linguagens artísticas e temas culturais transversais em um mesmo espaço. O Núcleo oferece ambientes variados à realização das oficinas, incluindo pátios abertos, ateliês e salas multimídia para palestras. Já na Praça Antônio Dias, acontecem os shows, apresentações teatrais e a nossa tradicional feira de arte e artesanato, com diversos produtores locais. Isso torna o “Sextas Abertas” um projeto multifacetado, capaz de abraçar a comunidade ouro-pretana, incluindo estudantes e visitantes, considerando pessoas de todas as idades”, afirma Rachel Falcão, coordenadora do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP. 

A diversidade e a valorização dos artistas locais são premissas da idealização do “Sextas Abertas”: “Nossas oficinas e cursos contemplam atividades que vão desde as artes plásticas, visuais e cênicas, à música, ao audiovisual, à expressão corporal e culinária. Além disso, temos palestras e rodas de conversa que abordam sempre temas relevantes e contemporâneos, como forma de dialogar com nosso público”, conta Wirley Rodrigues Reis, presidente da FAOP. 

O projeto SEXTAS ABERTAS – EDIÇÃO 2025 é patrocinado pela CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Com a co-realização da FAOP – Fundação de Arte de Ouro Preto, com o apoio do Instituto Território Criativo e Realização IRENI Inteligência em Eventos e Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente.

Destacando-se como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia. Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como o Sextas Abertas, reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.

SERVIÇO: 

PROJETO SEXTAS ABERTAS – EDIÇÃO 2025

Dia: 23/05, das 8h às 23h

Local: Sede do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, Antônio Dias; e Praça Antônio DiasOuro Preto – MG

Instagram: @sextasabertas 

Programação: será divulgada em breve

Fonte: Assessoria FAOP

Foto: Sextas Abertas 2024- Wander Faria