Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
Belo Horizonte vai sediar a 5ª edição do Seminário Cidades e Destinos Inteligentes. O encontro pretende fazer um diagnóstico das perspectivas e desafios das cidades e destinos inteligentes na América Latina. Serão debatido temas como como mudanças climáticas, inclusão digital e o direito à cidade, mas, certamente, o destaque do encontro será planejar o resgate das políticas públicas e a transversalidade dos processos e experiências que envolvem a cooperação participativa de moradores e visitantes.
O 5º Seminário Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no Gerdau Museu das Minas e do Metal, situado no complexo cultural da Praça da Liberdade, na capital mineira.
O evento, que é uma iniciativa do Programa de Pesquisa e Inovação Turística (fuTURISMO), da Belotur/PBH, conta com apoio da Gerdau e do Instituto Ciudades Del Futuro, é gratuito e os interessados podem se inscrever no portal Sympla.
Embora o foco do seminário seja o turismo, a agenda busca ampliar a discussão e integrar outras áreas do conhecimento. O evento será uma oportunidade para a troca de experiências e conhecimento, além de permitir um debate sobre tendências e apresentação de cases de sucesso nacionais e internacionais sobre a temática dos destinos turísticos inteligentes.
Programação:
7 DE NOVEMBRO DE 2022 (SEGUNDA-FEIRA)
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
09h15 – Territórios em transição – estratégias de inovação na gestão pública das cidades inteligentes em tempos disruptivos.
Participantes: Hernán Matías Perin (Córdoba/Argentina), Ana María Valencia Cáceres (Medellín/Colômbia) e Jean Mattos (Belo Horizonte/Brasil). Mediação: Marcelo Maia (Belo Horizonte/Brasil)
10h30 – Intervalo
10h45 – Novos modelos de fomento público para inovação e inclusão nas cidades inteligentes – apresentação de casos exemplares:
Inclusão digital para todos – Projeto Vila + Conectada de Belo Horizonte – Leandro Garcia – Presidente da Prodabel (Belo Horizonte/Brasil)
Fundo Córdoba Cidade Inteligente, uma experiência pioneira na América Latina – Hernán Matías Perin – Municipalidad de Córdoba (Córdoba/Argentina)
MedeINN e uma visão disruptiva do Estado mediada pela tecnologia e a inovação – Ana María Valencia Cáceres – Secretaría de Innovación Digital del Distrito Especial de Ciencia, Tecnología e Innovación de Medellín (Medellín/Colômbia)
14h30 – Dos observatórios de turismo a construção de SID (Sistema de Gestão de Destinos) – os desafios da gestão e coleta de dados para a transformação de destinos turísticos
Participantes: Tatiana Turra Korman – Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (Brasil), Vinícius De Luca Filho – Superintendência de Turismo de Florianópolis (Brasil) e Manuella Carolina Costa de Oliveira – Secretaria de Turismo e Lazer do Recife (Brasil). Mediação: Claudio Quintana – Universidade da República do Uruguai (Uruguai).
16h – Intervalo
16h15 – Turismo Futuro BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) – Construindo os alicerces para a competitividade, sustentabilidade e resiliência do novo turismo
Participantes: Suemy Andrade Vasconcelos – Observatório do Turismo de Fortaleza (Brasil), Francisco Tomás Marchiaro – Diretor Geral de Promoção de Córdoba (Argentina) e Sergio Juan Salas Yaro – Municipalidad Provincial de Arequipa (Perú). Apresentação e mediação de Juliana Bettini Vicente – Especialista Líder de Turismo – BID Brasil (Brasil)
8 DE NOVEMBRO DE 2022 (TERÇA-FEIRA)
9h – Inovação, Criatividade e Destinos Turísticos Inteligentes na América do Sul – modelos de gestão e melhores práticas
9h15 – Informação Turística Inteligente – Ledys Vianey López Zapata – Subsecretaria de Turismo de la Alcaldía de Medellín (Colômbia)
10h – Gastronomia e inovação: o enfoque interdisciplinar do Centro de Investigação, Inovação e Formação gastronômica de Arequipa – Sergio Juan Salas Yaro – Municipalidad Provincial de Arequipa (Peru)
10h45 – Intervalo
11h – O Turismo Urbano em Córdoba, políticas sociais e meio ambientais da retórica à rua – Francisco Tomás Marchiaro – Diretor Geral de Promoção de Córdoba (Argentina).
Mediação: Alexandre Biz – Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil)
14h – Diagnóstico e perspectivas do Plano de Transformação Digital do Turismo de Belo Horizonte
Participantes: Gonzalo Alfredo La Rosa – Instituto Ciudades del Futuro (Argentina), Julián Cherkasky Rappa – Instituto Ciudades del Futuro (Argentina) e Marcos Boffa – Belotur (Brasil)
15h – Rede Iberoamericana de Destinos Turísticos Inteligentes – uma rede colaborativa para o desenvolvimento do modelo de gestão turística.
PARTICIPANTES DO 5ª EDIÇÃO DO SEMINÁRIO CIDADES E DESTINOS INTELIGENTES
Ledys Vianey López Zapata – Subsecretaria de Turismo de la Alcaldía de Medellín (Colômbia), Bárbara Blaudt Rangel – Ministério do Turismo (Brasil) e Gonzalo Alfredo La Rosa – Instituto Ciudades del Futuro (Argentina)
16h – Encerramento – Gestão e governança alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – por uma política pública de Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil
Participantes: Marcos Boffa – Belotur – Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Brasil) e Nicole Facuri – Ministério do Turismo (Brasil)
BIO CONVIDADOS
HERNÁN MATÍAS PERIN
Diretor de Inovação e especialista em Govtech do Laboratório de Inovação Pública e Social do Município de Córdoba. Atualmente lidera as operações do Córdoba Smart City Fund, através do qual o Governo da Cidade de Córdoba investe em startups Govtech. Anteriormente, atuou como Coordenador Geral da Fundação FIDEIAR e do Centro Tecnológico De Arteaga. É formado em Ciência Política pela Universidade Católica de Córdoba e está concluindo o mestrado em Políticas Públicas nessa universidade. Presta consultoria em políticas públicas para governos locais e é gestor de projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação para diversas organizações. Atua ainda como professor universitário nas áreas de políticas públicas e metodologia de pesquisa social na Universidade Provincial de Córdoba.
ANA MARÍA VALENCIA CÁCERES
Advogada especializada em Novas Tecnologias, Inovação e Gestão de Cidades, e mestranda em Governo e Políticas Públicas. Assessora Estratégica da Secretaria de Inovação Digital do Distrito Especial de Ciência, Tecnologia e Inovação de Medellín e Líder do Laboratório de Inovação Pública de Medellín – MedeINN – e seu Centro de Design Regulatório. É também responsável por orientar a implementação da Política de Governo Digital no Distrito de Medellín, a prevenção de danos ilícitos na implantação de projetos com componente tecnológico da entidade e a estratégia de contratação pública para inovação, como uma ferramenta para inovação aberta.
JEAN MATTOS
Mestre em Administração Pública, MBA em Gestão Estratégica de Projetos e bacharel em Administração com Habilitação em Negócios Internacionais Analista de Logística do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) cedido para a Prefeitura de Belo Horizonte, onde atua como Secretário Municipal Adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, respondendo também pela Subsecretaria de Modernização da Gestão desenvolvendo projetos de transformação digital, relacionamento com o cidadão, desburocratização, redesenho de processos, e políticas de TIC. Já ocupou outros cargos de direção no Governo do Estado de Minas Gerais. Professor de cursos de graduação e pós-graduação em temas de administração, logística, compras públicas, planejamento e orçamento público.
MARCELO MAIA
Arquiteto e Urbanista com Mestrado e Doutorado pela FAU-USP e pós-doutorado em Economia do Projetamento na UERJ. Atualmente é professor do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG onde tem lecionado e pesquisado temas relacionados às interfaces da tecnologia com o planejamento e o desenvolvimento urbano-territorial no Brasil e na China.
LEANDRO GARCIA
Leandro Garcia é o atual Diretor-Presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), presidente da ANCITI – associação de cidades inteligentes tecnológicas e inovadoras e Professor de cursos de pós-graduação no Instituto de Ciências Exatas e Informática da PUC Minas. Bacharel em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de Saúde Pública e em Engenharia de Software, especialista em Machine Learning e mestrando em Informática. Membro do conselho técnico-científico do BHTec, vice-presidente do conselho da Fundação Mineira de Software e consultor do Instituto Smart City Business América.
TATIANA TURRA KORMAN
Formada em Turismo pela Universidade Positivo, com Especialização em Marketing pela FAE Business, e cursando, também, Turismo Internacional pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria – Espanha. Consultora em Turismo, já prestou trabalhos ao Ministério do Turismo, Universidade Federal de Santa Catarina, SEBRAE-PR, entre outras instituições e empresas. Entre 2009 e 2016 foi Diretora Executiva do Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau, sendo reconhecida com o prêmio Panorama do Turismo – Profissional do Ano 2015 – Ente Turístico e o Grand Prix Prêmio Caio – Melhor Profissional de Marketing de Destino 2016. Em janeiro de 2017, assumiu a Presidência do Instituto Municipal de Turismo – Curitiba Turismo, órgão oficial do turismo na Prefeitura Municipal de Curitiba e através deste, compartilha a coordenação operacional de relevantes projetos da cidade, a exemplo do Natal de Curitiba, Luz dos Pinhais, lojas #CuritibasuaLinda e Arcadas na Madeira que contribuem para o fomento da economia criativa. Além disso, Curitiba vem conquistando grandes avanços no setor. Em 2019, a cidade recebeu mais 7.2 milhões de visitantes e ocupa a terceira posição entre as cidades brasileiras que mais recebem turistas do exterior por motivos de negócios e eventos. Atualmente, fortalece o associativismo no turismo, como vice-presidente da ANSEDITUR – Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo.
VINICIUS DE LUCA FILHO
Desde 2017 ocupa a função de Superintendente de Turismo de Florianópolis atuando ainda como Coordenador da Floripa Film Commission e Coordenador do Projeto DTI Floripa. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina desde 2006 é Turismólogo de formação, Mestre em Ciência da Informação (UFSC) e Doutor em Geografia – Desenvolvimento Regional e Urbano (UFSC).
MANUELLA CAROLINA COSTA DE OLIVEIRA
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidad de La República (UDELAR – Uruguai), Bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Desenvolvimento Local, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou como docente, e atualmente é Gestora e pesquisadora no Observatório de Turismo do Recife (OTREC), na Secretaria de Turismo e Lazer do Recife – SETUR-L.
CLAUDIO QUINTANA
Professor e pesquisador em Política de Turismo e Evolução de Destinos Turísticos na Universidade da República do Uruguai. Profissional com ampla formação e 20 anos de experiência na atividade política, em planejamento e gestão pública do turismo e desenvolvimento local. Foi Diretor de Turismo em Paysandú e Montevideo (2005/2013). Claudio Quintana possui PhD em Turismo pela Universidade de Rovira i Virgili, é mestre em Economia e em Turismo Sustentável (UdelaR) e bacharel em Turismo (UdelaR). Possui também especialização em Turismo e Desenvolvimento Local, Políticas Públicas e Governança. https://www.linkedin.com/in/claudio-quintanauy/
SUEMY ANDRADE VASCONCELOS
Administradora e Advogada atua como Coordenadora do Observatório do Turismo de Fortaleza.
JULIANA BETTINI VICENTE
Especialista em Turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), atua na representação do BID no Brasil desde 2015. Lidera a carteira de projetos financiados pelo Banco no setor de turismo no país, além de atuar em outros projetos na América Latina e Caribe. Com 15 anos de carreira no setor de turismo, dedicou grande parte de sua carreira ao planejamento estratégico de destinos e negócios turísticos e a estudos de mercado setoriais. Formada em Turismo pela USP, tem especialização na área de Pesquisa de Mercado e Mestrado em Planejamento e Gestão de Destinos pela Universidade de Alicante, Espanha.
FRANCISCO PANCHO MARCHIARO
Gestor cultural, professor e promotor. Seus temas de trabalho estão ligados à cultura, turismo, comunicação e arte contemporânea. É formado em política e administração da cultura, com especialização em gestão de patrimônios pela UNESCO/ UNTREF e agora cursando mestrado em gestão de turismo patrimonial. Atua como professor em várias instituições: UNC, UBP, UCC, FLACSO, UNTreF ou UUC (Esp). Na UPC ocupa a cátedra de produção cultural e na UNTreF ensina Introdução à teoria da organização e cultura. Publicou 3 livros (há um quarto em andamento), com destaque para Práticas da Cultura 2.0, pregação e gestão cultural em tempos entrelaçados (RGC) e participou de outras vinte edições. Atualmente é Diretor Geral de Promoção de Córdoba.
SERGIO SALAS YARO
Ponto Focal de Arequipa (Peru) para a Rede de Cidades Criativas em Gastronomia pela UNESCO do Município Provincial de Arequipa. Estudou Ciências da Comunicação na Universidade Nacional de San Agustín de Arequipa, com diferentes especialidades em Comunicação para o Desenvolvimento, Gestão Cultural e Turismo Sustentável. Jornalista com mais de 10 anos de experiência cobrindo e evidenciando a economia criativa do Peru em suas diferentes linhas. Documentalista, escritor e promotor da identidade cultural peruana. Principalmente da identidade de Arequipa. Atualmente está focado na construção da rede nacional de economias criativas no Peru. Assim como a implantação do observatório gastronômico latino-americano e do programa de alimentação saudável de Arequipa, como parte das iniciativas do projeto Arequipa Cidade Criativa em gastronomia. Diretor do projeto DTI destino turístico inteligente de Arequipa do programa Turismo Futuro do Banco Interamericano de Desenvolvimento BID.
LEDYS VIANEY LÓPEZ ZAPATA
Doutora em turismo pela Universidade das Ilhas Baleares, Mestre em Estudos Urbanos pela Universidade Nacional da Colômbia e Administradora de Empresas de Turismo do I.U Colegio Mayor de Antioquia. Com 12 anos de experiência no setor de turismo como assessora e consultora em planejamento, desenvolvimento turístico e formação para o turismo, professora de graduação e pós-graduação na Colômbia e no Equador, pesquisadora vinculado ao grupo de pesquisa em estudos de negócios e turismo da Instituição Universitária Colégio de Antioquia. Atualmente é Subsecretária de Turismo da Prefeitura de Medellín. Como resultado de sua experiência e pesquisas relacionadas, publicou diferentes livros e artigos acadêmicos sobre turismo, como: Abordagens teóricas e visões contemporâneas do turismo e Percepção da paisagem na perspectiva do turista em alguns espaços de transformação urbana em Medellín, Colômbia. Revista Territórios. Também colaborou no livro Tourism Planning and Development in Latin America da editorial Cabi com o capítulo: Tourism Development in Colombia: Between Conflict and Peace. Executou projetos de desenvolvimento turístico para Fontur, Vice-Ministério de Turismo, Governo de Antioquia, Câmara de Comércio de Medellín para Antioquia, Prefeitura de Medellín, Jericó, Arboletes, entre outros.
ALEXANDRE AUGUSTO BIZ
Professor do Departamento de Engenharia do Conhecimento – UFSC. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – UFSC (Conceito 7 CAPES). Pós-Doutorado Empresarial CNPq realizado no Instituto Stela (2012). Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC, 2009). Mestre em Turismo e Hotelaria (UNIVALI, 2003) Graduado em Turismo e Hotelaria (UNIVALI, 1996). É líder do Grupo de Pesquisa – TURITEC e Coordenador do Laboratório de Destinos Turísticos Inteligentes – LabDTI. Desenvolve pesquisas em Destinos Turísticos Inteligentes e Aplicações da Engenharia e Gestão do Conhecimento para o Turismo. Revisor de periódicos nacionais e internacionais. Coordenador Geral do Seminário Brasil Espanha de Inovação Tecnológica em Turismo www.destinosinteligentes.com.br.
GONZALO ALFREDO LA ROSA
Diretor Executivo do Instituto Cidades do Futuro, FIWARE iHub da Argentina, Gonzalo Alfredo La Rosa é Secretário Técnico Administrativo da Rede Argentina de Destinos Turísticos Inteligentes e Secretário da Comissão de Cidades e Comunidades Sustentáveis do Instituto Argentino de Normalização e Certificação (IRAM). Membro do Conselho Consultivo da Rede de Cidades Inteligentes da Argentina, é Contador Público e Analista de Computação pela Universidad Argentina de la Empresa. Possui formação em Cidades Inteligentes pela Universidade Austral (Argentina) e cursa atualmente Mestrado em Cidades Inteligentes pela Universidad Isabel I, na Espanha. Gonzalo é, ainda, Promotor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agência Provincial de Desenvolvimento Sustentável e do Honorável Senado da Província de Buenos Aires, além de professor universitário de pós-graduação na Universidade Austral (Cidades Inteligentes), UCA Salta (Cidades Inteligentes e Sustentáveis e Destinos Turísticos Inteligentes) e Universidade Nacional de La Plata (Pós-graduação em Destinos Turísticos Inteligentes).
JULIÁN CHERKASKY RAPPA
Possui Licenciatura em turismo e mestrado em Políticas Públicas de Desenvolvimento com Inclusão Social. Trabalhou em diversas empresas do setor de turismo, incluindo hotéis, agências de viagens e como guia-coordenador de turismo. É professor universitário e especializou-se em Destinos Turísticos Inteligentes na Associação Espanhola de Normalização (AENOR) e na Universidade Nacional de La Plata (UNLP). Participou do desenvolvimento da metodologia Smart Tourism Destinations e sua implementação em 5 destinos piloto para o Ministério do Turismo do Brasil. É professor do curso de Destinos Turísticos Inteligentes do Ministério do Turismo e Esportes da Argentina. Escreve artigos de análise atuais do setor, colaborando com a mídia especializada na Argentina e na Espanha.
MARCOS BOFFA
Mestre em Política Cultural pela Universidade da Bourgogne, durante o programa do Ministério da Cultura da França denominado Formação Internacional de Cultura (1995 – 1996). Estudou Geografia na Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte e é o atual Diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte – Belotur. Boffa possui forte experiência em projetos e produções culturais e esteve envolvido com o setor durante anos como promotor de música eletrônica e festivais de arte como Sonar, Mutek e Arte.Mov, além de membro do júri de Transmediale, em Berlim, e Ars Eletronica, em Linz. No turismo, é responsável por coordenar a elaboração, articulação e avaliação de planos setoriais e projetos integrados para o desenvolvimento do turismo municipal e o desenvolvimento do empreendedorismo local, de acordo com as diretrizes da Política Municipal. Participou como painelista do Workshop Técnico UNTWO – WTCF City Tourism Performance Research em Buenos Aires, em 2017, e do 1º Congresso de Turismo da América Latina WTCF em Bogotá, em 2018.
BÁRBARA BLAUDT RANGEL
Mestre em Turismo e Gestão Hoteleira pela Escola Superior de Marketing e Administração (ESMA – Barcelona) e pós-graduada em Inovação do Turismo pela FGV-Rio, atua no turismo há 19 anos. Participou de projetos como o Plano Aquarela (Plano de Marketing Turístico Internacional), da Embratur, bem como da formatação de segmentos turísticos, trabalhando com os segmentos de turismo de negócios e eventos e turismo social, no qual ajudou na construção de políticas para grupos menos favorecidos. Já atuou também na área de assistência jurídica internacional da Defensoria Pública da União (DPU) e em conselhos como o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) e Conselho Nacional de Imigração (CNIG) e trabalhou com cultura e economia criativa na antiga estrutura do Ministério do Turismo. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora de Destinos Inteligentes e Criativos da Coordenação-Geral de Produtos Turísticos deste mesmo Ministério, no qual ajuda a implementar políticas para a criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas e para a inovação para o turismo, por meio da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o MCTI e a criação da Câmara de Turismo 4.0, que irá adaptar para o Brasil a metodologia internacional de Destinos Turísticos Inteligentes.
NICOLE FACURI
Atualmente é Coordenadora-Geral de Meio Ambiente, Cultura e Economia Criativa no Ministério do Turismo. De 2015 a 2018 foi Chefe da Unidade de Gestão de Brasília Cidade Criativa do Design na Secretaria Adjunta de Turismo do Governo do Distrito Federal, tendo como destaques de sua atuação no GDF a coordenação técnica do Plano de Turismo Criativo de Brasília 2016-2019 e a coordenação técnica da candidatura de Brasília à Rede de Cidades Criativas da Unesco. Trabalhou com planejamento, implementação e gestão de políticas públicas voltadas para o turismo em órgãos do Governo Federal como Embratur, Ministério do Turismo e Agência Brasileira de Promoção da Exportação e Investimentos – Apex Brasil. Além de atuar em uma diversidade de projetos como consultora nas áreas de turismo, cultura e meio ambiente.
