Ouro Preto – Os vereadores assistiram ontem à apresentação do projeto de ampliação da Santa Casa de Ouro Preto, que prevê a construção de 1.300m², ampliando áreas para pronto atendimento, hemodinâmica, bloco cirúrgico e 10 leitos de UTI. 

O primeiro andar terá a ampliação do Pronto Atendimento, serão ampliados 370 m² e reformados 270 m², no valor de R$ 2.415.664,07. O centro cirúrgico que tem área de 220m² será ampliado em 430m², passando a ter área total de 650m², o valor da ampliação é de R$ 2.916.891,23. A ampliação também garantirá a criação de mais 10 leitos de UTI e a instalação dos serviços de hemodinâmica. 

O provedor da Santa Casa, Marcelo Oliveira, abriu a reunião destacando a necessidade de ampliação da infraestrutura para que a instituição continue sendo referência de ponta na região. Em seguida foram apresentados os projetos de ampliação para os vereadores.

“Esse projeto que nós mostramos aos vereadores, que é do PA (Pronto Atendimento) do bloco Cirúrgico e da UTI. É um projeto que vem completar a hemodinâmica. Nós vamos abrir agora em primeiro semestre de 2026, o qual vai transformar a Santa Casa em uma revolutividade muito alta, junto a nossa população. Não é muito importante a sensibilidade dos vereadores, como a vimos aqui hoje, para que a gente possa dar sequência a esses projetos”, destacou Marcelo Oliveira.

O diretor da Santa Casa, Pedro Ponciano, pediu aos vereadores que busquem apoio do prefeito e dos seus deputados para encaminharem emendas parlamentares para os projeto de ampliação. Ele ressaltou que apesar da Santa Casa ser uma entidade privada, seu trabalho é o atendimento ao público de toda região. “Então nós precisamos de unir forças para que a gente possa junto desses representantes do povo, trazer condições de crescer mais na nossa Santa Casa e servir o povo melhor”.  

Dr. Tuian Cerqueira, responsável cirúrgico da Santa Casa, explicou que a ampliação é importante para o aumento da demanda de serviços, para poderem ser instalados tratamentos de oncologia, hemodinâmica e cirurgias bariátricas, por exemplo. 

“Essa ampliação visa requalificar e permitir que o hospital tenha essa capacidade de absorver esses serviços, para a gente poder, em breve, fazer esse enfrentamento, Então é um processo de evolução que necessário”, explicou Dr. Tuian.

Após a reunião os vereadores fizeram uma visita ao local das futuras obras e reformas. Estiveram presentes os Vereadores: Alex Brito, Zé do Binga, Mateus Pacheco, Renato Zoroastro, Sandrinho, Lilian França, Naércio França, Mercinho, Luiz Gonzaga, Vantuir Silva, Carlos Mendes e Luciano Barbosa.  

Fotos: Marcelino Castro