Aumento das temperaturas chega após meses de poucas chuvas 

As temperaturas mais altas em Ouro Preto, registradas desde o início da semana,  preocupam. Isso porque o calor induz ao aumento do consumo de água. Porém, a  elevação das temperaturas chega exatamente em um momento de estiagem, ou seja, há  vários meses chove pouco no município e, por este motivo, os mananciais onde a  Saneouro capta água para tratar e distribuir à população estão em níveis mais baixos. 

“É um combo que preocupa e que exige vigilância total aos hábitos rigorosos de consumo  racional. Qualquer desperdício neste momento pode acarretar em falta de água”, alerta o  superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini. Ele ressalta que as Estações de  Tratamento de Água da empresa na sede e nos distritos trabalham próximo de sua  capacidade máxima de produção. 

O cenário não é exclusividade de Ouro Preto. Vários pontos do país sofrem com o combo  altas temperaturas após período longo de estiagem. Em Minas Gerais, o município de  Itabira implantou rodízio no abastecimento público de água no último dia 24 de setembro.  Já Bauru, cidade do interior paulista, instituiu rodízio em 28 de agosto. 

Segundo Bellini, a Saneouro descarta, por enquanto, a possibilidade de rodízio. Uma das  medidas da empresa foi o reforço da frota de caminhões-pipa, com a contratação  emergencial de carros com capacidade de 10 mil litros cada no último mês de agosto.  

A adesão da população ao consumo racional é outro ponto importante. “As dicas são de  banhos curtos, deixar torneiras fechadas nos momentos de escovar os dentes e ensaboar  louças e utilizar as máquinas de lavar roupas em sua capacidade máxima”, disse. 

SAIBA MAIS 

Veja as dicas da Saneouro para o consumo racional da água: 

HIGIENE 

Tome banhos curtos, de no máximo 10 minutos. 

Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes. 

Lugar de papel higiênico é no lixo. Se jogado no vaso, exige maior quantidade de água na  hora da descarga. 

NA COZINHA 

Deixe a torneira da pia fechada enquanto ensaboa a louça.

A água com que você cozinhou os alimentos fica rica em nutrientes como vitaminas e  minerais. Pode, portanto, ser reaproveitada no preparo de outros pratos ou para regar  plantas. 

A água em que jogamos água sanitária para higienizar frutas e verduras pode ser  reaproveitada no vaso sanitário e na faxina. 

NA ÁREA 

Utilize a lavadora de roupas sempre em sua capacidade máxima. Ou seja: é melhor juntar  roupas e fazer uma única lavagem do que fazer constantes pequenas lavagens. 

A água utilizada na lavadora de roupas pode ser reaproveitada na faxina ou para limpar  quintais. 

QUINTAIS 

Para lavar quintais, garagens, passeios e carros, troque a mangueira pelo balde de água. O  consumo é bem menor e o resultado é o mesmo. 

Na hora de regar as plantas, um regador gasta muito menos água que a mangueira. 

EM TODA A CASA 

Vigie sempre as torneiras e não deixe nenhuma delas pingando. 

Verifique sempre se não há vazamentos em sua casa, inclusive na caixa d´água. Se  encontrar algum, elimine imediatamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 7 =