Mariana – O prefeito Angelo Oswaldo e a vice, Regina Braga foram recebidos hoje (3/2), pelo diretor-presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, no Complexo de Germano. A agenda teve o objetivo de apresentar as iniciativas que foram implementadas pela empresa para a retomada da produção, que ocorreu em dezembro de 2020. O calçamento da OP-10, estrada que liga Antônio Pereira à Sede, foi tema do encontro, que gerou a assinatura de termo de entendimento entre a Prefeitura e a Samarco, para o inicio das atividades preparatórias para a obra, condicionante para a retomada da empresa.

Ao falar sobre o reinício das atividades, Vilela destacou a importância da interação e do diálogo contínuo e transparente com os territórios de atuação da empresa, e ressaltou que a Samarco retomou apenas após a implantação de um novo sistema de disposição de rejeitos, uma concepção operacional diferente e inovadora, sem utilização de barragem, que garante mais segurança na área de disposição de rejeitos.

“Apresentamos para todos nossa forma de fortalecer as nossas relações com a sociedade, e os esforços para um reinício operacional mais seguro, com o compromisso de contribuir para uma mineração diferente, apoiada em novas tecnologias, promovendo uma retomada mais sustentável, alinhada aos princípios de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente”, afirmou o diretor-presidente.

Na unidade, o prefeito Angelo Oswaldo conheceu o novo sistema de disposição de rejeitos e o Centro de Monitoramento Integrado (CMI), onde são monitoradas 24 horas por dia, sete dias por semana, as estruturas geotécnicas da Samarco, de acordo com as normas brasileiras e internacionais de segurança.

Regina Braga, Rodrigo Vilella e Angelo Oswaldo

“A visita à Samarco proporcionou a oportunidade de ver o recomeço das atividades da empresa. Acompanhamos cada etapa do processo e, vemos neste momento, junto à retomada da produção, o recomeço do desenvolvimento socioeconômico de Ouro Preto. Vamos atuar em conjunto para buscar novas conquistas e avanço social e econômico para a região”, destacou o prefeito.

Durante o encontro, foi assinado um termo de entendimento entre a Samarco e a prefeitura de Ouro Preto para início do estudo de viabilidade do calçamento da estrada municipal que liga o município ao distrito de Antônio Pereira, previsto em uma condicionante da Licença de Operação Corretiva (LOC).

Também participaram da agenda a vice-prefeita de Ouro Preto, Maria Regina Braga; o secretário da Casa Civil, Zaqueu Astoni Moreira; a secretária de Planejamento e Gestão, Crovymara Elias Batalha e o secretário de Governo, Felipe Vecchia Guerra.

Reinício

A Samarco retomou suas operações com capacidade de produção inicial de cerca de 7-8 milhões de toneladas de minério de ferro por ano (Mtpa), o que representa cerca de 26% de sua capacidade produtiva total. Para o reinício gradual da produção, a empresa reativou um dos seus três concentradores, no Complexo de Germano, e a usina de pelotização 4, no Complexo de Ubu, e obteve licenças ambientais aprovadas por órgãos competentes e incorporar novas tecnologias para disposição final de rejeitos – cava confinada e sistema de filtragem de rejeitos para empilhamento a seco.

Fonte: Samarco
Fotos: Divulgação Samarco