O acordo foi assinado na segunda-feira (25), no Anexo do Museu da Inconfidência

Na segunda-feira (25), a Prefeitura de Ouro Preto assinou os Acordos de Cooperação entre o município e as Associações de Catadores. A assinatura aconteceu às 15h, no Anexo do Museu da Inconfidência. Na ocasião, estiveram presentes representantes da Prefeitura de Ouro Preto, da Câmara Municipal e das Associações de Catadores.

Na cerimônia, foram apresentadas as novas rotas de Coleta Seletiva, que atenderão a sede e os distritos de Antônio Pereira e Cachoeira do Campo, abrangendo cerca de 25 km de vias. As rotas foram criadas pelas próprias associações, por meio de um chamamento público. A partir desse novo acordo, os seguintes bairros serão atendidos:

Rota da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Rancharia (ACMAR) na Sede:

  • Saramenha (Av. Américo Rene Gianetti; Rua Adelaide Ansaloni; Rua Felícia Mendes; Rua Topázio Imperial; Rua Maria Soares e Rua Expedito Mendes) – segunda-feira;
  • Tavares (Rua Dr. Cravo e Rua Geraldo Laércio) – segunda-feira;
  • Jardim Alvorada (Rua Pres. Antônio Carlos; Rua M. Cândido R. Miranda; Rua Anália Esteves de Sacramento; Rua Eduardo Rosa Coelho e Rua Paulinho Alves Góes) – quarta-feira;
  • Nossa Senhora de Lourdes (Rua Pres. Castelo Branco; Rua Achiles Gonçalves Coelho; Rua Gustavo Afonso Figueiredo; Rua Ver. Edmundo José Vieira; Rua Dom Veloso e Rua Prof. Salatiel Tôrres) – quarta-feira.

Todas as rotas da ACMAR serão atendidas de forma semanal, na parte da manhã.

Rota da Associação de Catadores do Padre Faria (ACPF) na Sede:

  • Lagoa (Rua Arthur Versiani Machado; Rua Vitório Zanetti; Rua Élcio Fortes e Rua Dois) – quinta-feira;
  • Alto da Cruz (Rua Resende; Rua Padre Viegas; Rua Maciel; Rua Dr. João Veloso e Rua Desidério de Matos) – sexta-feira;
  • Padre Faria (Rua Santa Rita) – sexta-feira;
  • Antônio Dias (Ladeira Santa Efigênia e Rua Coronel Serafim) – sexta-feira.

Todas as rotas da ACPF serão atendidas de forma semanal, na parte da manhã.

Rota da Associação de Catadores do Alto Rio das Velhas (ACARV) em Cachoeira do Campo:

  • Parte Central (Avenida Pedro; Rua Santo Antônio; Rua Sete de Setembro; Rua Padre Afonso de Lemos; Rua Leão Gualberto e Rua Afonso Maximiano) – segunda-feira;
  • Sacramento (Avenida Ramiro Gonçalves da Silva; Rua Luiz X da Costa; Rua Padre Baeta Neves; Rua Augusto F. da Costa; Rua Cruz dos Monjes; Rua São Francisco; Rua do Projeto e Rua Rodolfo J. de Neves) – quarta-feira;
  • Dionísio (Rua Sagrada Família; Rua Turmalina; Rua Esmeralda; Rua do Ouro; Rua da Marmelada e Rua B) – quinta-feira.

Todas as rotas da ACARV serão atendidas de forma semanal, na parte da manhã.

Rota da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis Antônio Pereira (AMRAP) em Antônio Pereira:

  • Antônio Pereira (Rua Tabuleiro de Cima; Rua Tabuleiro de Baixo; Rua das Mercês; Rua da Lapa; Rua B; Rua das Flores; Rua da Lagoa e Rua Padre Ângelo) – segunda e sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde;
  • Vila Samarco (Rua Ametista; Rua Turmalina; Rua Berilo; Rua Opala; Rua Granada e Rua Galena) – quarta-feira, no período da manhã;
  • Vila Samarco (Rua Safira; Rua Platina; Rua Florita; Rua Alexandrita; Rua Ônix; Rua Grafite e Rua Diamante) – quarta-feira, no período da tarde.

Todas as rotas da AMRAP serão atendidas de forma semanal.

Os presidentes das associações ressaltaram a importância dessa parceria com a Prefeitura para o fortalecimento da reciclagem. O presidente da Associação de Catadores do Alto Rio das Velhas (ACARV), Cornélio Simões, enfatiza: “O município entrando junto com a gente é muito importante, porque todos nós associados poderemos ter um pagamento justo. A gente já agradece ao município, pelo auxílio-catador, e agora a gente agradece ainda muito mais esse termo que vai ser assinado aqui no dia de hoje.”

Após isso, o prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga, o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, e o presidente da Câmara Municipal, Vantuir Antônio da Silva, evidenciaram a importância da coleta seletiva em Ouro Preto, que é uma iniciativa essencial para a limpeza urbana, a sustentabilidade e a geração de renda para catadores e catadoras. Em seguida, o documento do acordo foi assinado pelos representantes da Prefeitura e os presidentes das associações.

Esse é mais um importante passo para o fortalecimento da gestão ambiental e da reciclagem no município. Agora, além do auxílio-catador, outros auxílios serão prestados às associações. O secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, destaca essas novas ações: “Aqui nós construímos um compromisso. A Prefeitura irá entrar com o auxílio que servirá para pagamento de galpão, caminhões e outras coisas mais de custeio, como a luz e a água.”

O prefeito Angelo Oswaldo também reforça esse contínuo compromisso da Prefeitura com as Associações de Catadores: “Dobramos o número de associações de catadores em Ouro Preto, agora são quatro entidades que se mobilizam e fazem um trabalho espetacular. São poucos os municípios do Brasil que têm um trabalho de coleta seletiva tão bom como esse que se realiza por essas associações, que são apoiadas pelo município, Prefeitura e Câmara.”

A Secretaria de Meio Ambiente, agora, planeja mobilizar a criação de uma associação para atender a região de Santa Rita de Ouro Preto.

Fonte: Assessoria Sec. Meio Ambiente de Ouro Preto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

19 − seven =