Com irreverência e originalidade, o Meu Carnaval de 2026 celebrou a valorização dos talentos de Itabirito ao longo dos sete dias de programação. O evento, organizado pela Prefeitura, teve novo formato e programação descentralizada, contemplando diversos bairros, além de Acuruí e São Gonçalo do Bação, entre 11 e 17 de fevereiro. 

“Itabiritenses e turistas, com criatividade e muita alegria, tornam o Carnaval de Itabirito especial. A Prefeitura, mais uma vez, proporciona a estrutura necessária para um evento que alia diversidade e tradição”, destaca o prefeito Elio da Mata. 

“Neste ano, apostamos em uma reformulação a partir da realidade local e das demandas apresentadas pela população na escuta pública. Foi um Carnaval com muita alegria, embalado pelos blocos, 62 shows locais e pelas tradições do Zé Pereira, da Bandalheira e dos Cordões”, destaca a secretária de Cultura, Patrimônio e Turismo, Júnia Melillo., destaca a secretária de Cultura, Patrimônio e Turismo, Júnia Melillo.

Protagonismo local e diversidade musical 

Nesta edição, o Carnaval contou com participação majoritária de bandas, blocos e DJs itabiritenses, que animaram os palcos dos Circuito Central e dos distritos, além do trio elétrico do Meu Carnaval e do Largo do Banco do Brasil. 

Nas tardes de domingo e de terça-feira, a tradicional Bandalheira deu o tom. “Itabirito é uma cidade de muita festa. Sempre venho fantasiado para alegrar o público. O papel da Bandalheira é esse: fazer com que todos se divirtam”, destacou Renato José Nascimento, que desfila no bloco há quase quatro décadas.

Espaços temáticos asseguram inclusão 

O Meu Carnaval 2026 contou com espaços voltados a diferentes públicos. O Espaço Kids ofereceu oficinas, apresentações de personagens e shows voltados ao público infantil, assegurando diversão para toda a família. 

A Tenda da Diversidade foi outro destaque da programação, com atrações voltadas ao acolhimento e à valorização da população LGBTQIAPN+, promovendo respeito, inclusão e representatividade durante os dias de folia. 

O evento também contou com o Espaço PCD, na Praça dos Imigrantes, com plataforma elevada para garantir acessibilidade e segurança às pessoas com deficiência (PCDs). Além disso, foram instaladas áreas reservadas na frente dos palcos. 

Folia na Casa de Repouso e na Vila Gonçalo 

A programação também foi à Casa de Repouso Santa Luiza de Marilac, levando música e animação aos idosos. De forma inédita, a programação também contemplou o bairro Vila Gonçalo, com cortejo do Bloco Zé Pereira e dos Bonecões do Carnaval. 

“Foi maravilhoso ver pessoas de todas as idades se divertindo e curtindo essa inovação. Pessoas que nem saem mais de casa curtiram o Carnaval na Vila. A emoção não coube no peito”, destacou Zizi Pimenta, moradora do bairro Vila Gonçalo. 

Segurança em primeiro lugar 

Para garantir tranquilidade aos foliões, a Prefeitura garantiu uma estrutura especial de segurança, com policiamento reforçado e atuação integrada da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal e de seguranças privados no Circuito Central e nos distritos. Durante o Carnaval, não houve ocorrências relacionadas a crimes violentos. 

Desfiles e cortejos 

De acordo com pesquisa realizada pela Diretoria de Turismo ao longo da folia, 35% dos entrevistados participaram dos cortejos e desfiles de blocos caricatos no Circuito Central. 

Fonte: Assessoria Prefeitura de Itabirito