Mariana – A Arquidiocese de Mariana celebrou, no dia 23 de junho, na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, a Santa Missa pelo oitavo ano de episcopado de Dom Airton José dos Santos como pastor deste rebanho.
A Celebração Eucarística foi presidida pelo próprio Arcebispo e contou com a presença de sacerdotes, ministros da Eucaristia, acólitos, seminaristas e inúmeros fiéis.
Em sua homilia, Dom Airton fala da importância da fé em Deus em meio às dificuldades da vida. Citou o exemplo de Zacarias, pai de João Batista, que duvidou da capacidade de Deus de realizar a promessa em sua vida e de sua esposa, Isabel.
“Às vezes, duvidamos da capacidade de Deus de realizar as coisas em nossas vidas. Nós gostaríamos que Deus fizesse mágica, instalasse os medos e tudo mudassem. Não é assim que funciona. Deus age no mundo e através de nós. Agora, se nós somos incrédulos, de pequena fé, se somos homens e mulheres que não apostamos na grandiosidade de Deus, na sua providência, como é que Deus vai agir? Mas, mesmo assim, Deus age”.
Dom Airton, falou também sobre a importância do papel da Igreja e do clero de levar esperança por onde passar em missão e criar possibilidades para que as pessoas a encontrem.
“Apresentar ao mundo as possibilidades que Deus deixou presente em nós, de modo que nossos sacerdotes, a faculdade que nós temos, pela graça especial que temos, possam ajudar as pessoas a encontrarem esse caminho para Deus”.
Neste sentido, o arcebispo ressaltou que a única esperança verdadeira está em Jesus Cristo, a esperança que não decepciona. Destacou ainda duas perguntas que ele refletiu sobre o seu oitavo ano à frente da Arquidiocese de Mariana.
“Qual confiança eu tenho em Deus? E qual é a esperança que Ele deposita em mim? A resposta é o contrário da pergunta. Qual a confiança que eu apresento sobre Deus? E qual a esperança que eu dou aos outros sobre Deus?”.
Segundo o Sacerdote, “não é difícil saber a resposta, pois o caminho único, verdadeiro, é nosso Senhor Jesus Cristo”.
Ao final da homilia, Dom Airton José, agradeceu pelos oito anos como Bispo desta Igreja particular de Mariana e pediu aos fiéis que continuem a rezar pelo seu ministério. “Estou feliz porque consigo realizar isso diante de Deus, tenho certeza. A resposta que devo dar é o chamado que Deus me fez para estar aqui”.
Antes dos Ritos Finais, o Padre Fabiano Alves de Assis, em nome da Arquidiocese de Mariana, prestou homenagem ao Bispo, destacando os trabalhos realizados à frente na Diocese durante este período. Recordou também sua importância como pastor desta Igreja Particular.
“Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus”. Mt 5,16
O sacerdote agradeceu a Deus pelo dom de sua vida e ministério, e por todo o bem semeado entre nós. Que o Senhor continue iluminando sua missão e concedendo-lhe abundantes graças em sua caminhada pastoral.
Ao final da Santa Missa, Dom Airton recebeu os cumprimentos dos fiéis, dos sacerdotes e dos seminaristas presentes.
Por: Cremilda Moutinho- Assessoria Arquidiocese de Mariana
Foto: Marcelino Castro



