Nota da Empresa:
Desde o dia 13 de março, a Samarco adotou uma série de medidas preventivas frente à pandemia do novo coronavírus e está cumprindo todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde. O objetivo é preservar a segurança dos empregados diretos e indiretos e evitar a disseminação da Covid-19 nas comunidades onde atua. Com as ações já implementadas de forma a manter apenas as atividades prioritárias e essenciais, a Samarco reduziu em cerca de 60% o fluxo de pessoas em suas unidades.
Dentre as iniciativas adotadas, a Samarco criou um Comitê de Gestão de Crise formado por profissionais de diversas especialidades que atua continuamente para gerir as ações de resposta à pandemia e implantou o regime de home office para os empregados e contratados das atividades administrativas, empregados acima de 60 anos e grávidas. Os profissionais que fazem parte do grupo de risco, mas suas atividades não possibilitam a adoção do home office, foram liberados temporariamente.
Para garantir a saúde e a segurança da força de trabalho, bem como manter atividades prioritárias e obrigações legais, profissionais que demandam presença nas unidades trabalham de forma escalonada, em sistema de revezamento semanal.
A Samarco também orienta a todos os empregados sobre a correta higienização das mãos e as medidas de prevenção que reduzem os riscos de contágio. Em relação ao transporte coletivo, a quantidade de ônibus foi mantida de forma a realizar os trajetos com um número menor de empregados, visando maior segurança e prevenção quanto à propagação do novo coronavírus. Os veículos estão sendo higienizados e as janelas permanecem abertas, sem uso de ar condicionado. Além disso, a empresa ampliou o horário de funcionamento dos restaurantes nos Complexos de Germano e Ubu e aumentou o espaçamento das pessoas no ambiente.
É importante ressaltar que, ao adotar essas medidas preventivas, a Samarco tem como objetivo garantir a segurança e saúde dos empregados que trabalham de maneira escalonada na execução de obras e serviços essenciais, como o monitoramento permanente da estabilidade das estruturas geotécnicas e atividades exigidas por normas municipais, estaduais ou federais.
O Comitê de Gestão de Crise e a área de Saúde da Samarco estão atentos ao cenário para, caso necessário, adotar novas ações.
Discover more from Diário de Ouro Preto
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




