Um grande público prestigiou a quarta entrega de Moção de Aplauso de 2019 da Câmara Municipal de Ouro Preto na terça-feira (22). Trinta e uma pessoas e entidades foram reconhecidas pelos serviços prestados à comunidade nas áreas social, cultural, educacional e esportiva.
O presidente da Câmara, vereador Juliano Ferreira (MDB), destacou a importância dessa homenagem. “A gente tem que reconhecer esse trabalho e tem que ter essa valorização para que essas pessoas não desistam desse trabalho. A gente sabe que, muitas vezes, no caso do funcionário público homenageado, ele faz funções além daquelas que são a sua obrigação, para que possa atender ao cidadão de uma forma mais proveitosa. Já aqueles que são da sociedade civil, as vezes acabam até suprindo a falta de alguns atendimentos que o poder público não consegue oferecer para sociedade. Essas homenagens são importantes nesse sentido, é uma forma de reconhecer o trabalho que essas pessoas fazem com tanta dedicação para a população de Ouro Preto”, disse.
O médico Thiago Souza Piuzana, um dos homenageados desta edição, agradeceu o reconhecimento. “Fico muito feliz com essa moção porque essa Casa Legislativa é a representante legal do povo. E se ela me homenageou, é sinal de que o povo está feliz com meu trabalho, que faço com muita dedicação e entusiasmo, sempre em prol de toda população. Dou o meu melhor para oferecer o melhor serviço possível na minha área, que é Otorrinolaringologia, para os ouro-pretanos”.
O integrante do grupo de teatro “Os Amadores”, Arlindo Mendes, conhecido como Arlindo Barata, pontuou que a homenagem é um marco para o grupo. “É muito gratificante para gente, só temos a ganhar com isso. Quero agradecer ao vereador Luciano e toda essa Casa por nos proporcionar esse momento tão especial. Só temos a crescer com essa Moção. Esse foi um dos maiores prêmios que recebemos até hoje. Os 10 componentes do nosso grupo são voluntários e já fizemos vários trabalhos em escolas da nossa cidade. Também já nos apresentamos na Transcotta, Turim, Samarco. Iniciamos na Alcan, em 2013, e estamos firmes e fortes até hoje. Com essa homenagem, ganhamos mais forças para fazer esse trabalho voluntário, ajudando outras pessoas”.
Já o músico Vicente de Paula Gomes pontuou que essa foi a primeira vez que foi agraciado com uma homenagem. “Trabalhei por 38 anos na Casa da Ópera e nunca tinha sido reconhecido. Sou de uma época que a gente batalhava demais, entrava no teatro às 7h e saía às 3h. Tive a oportunidade de aprender muito trabalhando lá, fiz várias amizades e tive contato com diversos artistas, como Fernanda Montenegro e Paulo Autran. O teatro se tornou a minha segunda casa. Fiquei muito emocionado em receber essa homenagem. Agradeço o carinho de todos os amigos de Ouro Preto e por todo o apoio”.
Entre as homenageadas com a moção de aplauso estava a funcionária pública Elenice Afonso, ela foi indicada pelo vereador Vander Leitoa. “Quando a gente recebe uma homenagem especial, ser servidora é quase um crime. O Estado não tem que ser mínimo. O estado tem que ser máximo, máximo na saúde, na educação”. Quando os funcionários do Arquivo Público Municipal receberam a moção de aplausos o vereador Chiquinho e Assis (PV) destacou que Elenice “é a prova que a educação é para todos, se formou historiadora na Ufop. Ela me fez chorar de alegria pelo cuidado com nossos arquivos”.
O vereador relatou que quando foi secretário de cultura recebeu a informação de que a água da chuva molhava o arquivo municipal. “Ao chegarmos lá nos deparamos com Elenice retirando os arquivos e cobrindo o que era possível”.
A próxima cerimônia de entrega de Moção de Aplauso será no dia 12 de novembro.
Discover more from Diário de Ouro Preto
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




