Programa Educativo Iphan+80: Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, recebe intervenção artística de Anna Göbel e Chico Simões

A iniciativa visa envolver comunidades mineiras em ações de valorização do patrimônio local, com intervenções artísticas e ações formativas

Na próxima quinta e sexta-feira, dias 2 e 3 de maio, Miguel Burnier receberá intervenção artística do projeto cultural  “Programa Educativo Iphan+80”.Criado visando à promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural, o projeto, que completa sua primeira fase ao chegar a Miguel Burnier, pretende causar impacto positivo e duradouro nas comunidades envolvidas. 

No dia 2 de maio, quinta-feira, entre 14h e 16h, a comunidade de Miguel Burnier poderá participar da pintura junto com os artistas. Segundo Anna Göbel “a participação pode ser também uma conversa, uma sugestão, alguma contribuição que a pessoa traz para a pintura. Os temas que serão pintados abordam o patrimônio natural e cultural de Miguel Burnier”. O muro será inaugurado no dia 3 de maio, sexta-feira, às 14h, com a apresentação do Quarteto de Sopros, formado por músicos da Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus e Maria. 

A abordagem de Educação Patrimonial abraçada pelo projeto estimula um olhar afetivo para as “coisas da terra”, valorizando os laços de afeto com os bens culturais materiais e imateriais, não necessariamente tendo como referência apenas o que já foi tombado ou registrado pelos órgãos de proteção. Esse olhar abrange não só as manifestações culturais, mas também o que é natural em cada localidade: a biodiversidade, a fauna, a flora, a paisagem, os rios etc.

Segundo Andréia De Bernardi, presidente da Akala e coordenadora geral do Programa Educativo Iphan+80, “as intervenções artísticas integram uma narrativa que se complementa a cada lançamento do projeto, o que traz uma característica muito interessante à iniciativa: a transmidialidade. À medida que os produtos culturais do projeto são lançados e as ações realizadas, registros e conteúdos específicos são disponibilizados ao público por meio do site www.iphan80.com.br” 

 Outras cidades


O cronograma de intervenções artísticas previstas no “Programa Educativo Iphan+80” está em execução desde o início de abril e já passou por seis cidades: Belo Vale, Congonhas, Ouro Branco, Mariana, Juiz de Fora e Cataguases.

SERVIÇO:

MIGUEL BURNIER 

PROJETO  Iphan+80
Intervenção Artística: 2 e 3 de maio, quinta e sexta-feira 
Endereço: Muro da Escola Municipal Monsenhor Rafael (Rua Nova, sem número – Centro)
Dia e horário que a comunidade participará da pintura do muro:  

2/5, quinta-feira, das 14h às 16h
Dia e horário da inauguração do muro: 3/5, sexta-feira, às 14h, com a apresentação do Quarteto de Sopros formado por músicos da Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus e Maria. 

Site do projeto: www.iphan80.com.br

Instagram: @iphanmais80 

Fonte: Assessoria IPHAN

Fotos: Sol Barreto e Amanda Salgado