Ouro Preto – O prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita, Regina Braga, o vereador Alex Brito e os secretários de Governo Felipe Guerra e de Turismo, Rodrigo Câmara reuniram-se com guias de Turismo, na tarde desta segunda-feira, 22/03, a proposta é prestar o auxílio emergencial e propor ações para a retomada do setor, abalado com  a pandemia. Amanhã representantes do executivo se reúnem com os vereadores para analisarem a concessão do auxílio, se será por lei específica ou via Fundo Municipal de Cultura, para abranger outros profissionais.

Segundo Angelo Oswaldo, os guias de turismo são protagonistas do setor. Ele destacou que “temos todo o empenho da Prefeitura, por meio da secretaria de turismo, de participar da reorganização completa do setor turístico de Ouro Preto, começando pela valorização do guia de turismo e essa reunião na secretaria, hoje (22/03), para mim, foi uma das mais importantes já realizadas na história do turismo ouro-pretano, porque decidiu-se haver uma união de todos os guias de turismo, na sua associação fortalecendo a entidade, buscando coesão, coerência, união e unidade para os profissionais guias de turismo”, destacou o prefeito.

Angelo Oswaldo ressaltou também  que será buscada a capacitação e qualificação para o setor.  “Nós queremos a profissionalização dos guias, a valorização da categoria, a qualificação dos espaços onde eles trabalham,seja no posto da Fiemg, na praça Tiradentes, seja na rodoviária, seja na entrada da cidade, chamada guarita de turismo, seja em todos os campos em que eles se acham presentes,nós vamos empenhar muito nisso”.

O Prefeito  informou que o secretário de Turismo, Rodrigo Câmara, “desempenha grande missão, ele está reestruturando todo o setor turístico em Ouro Preto, ouvindo as pessoas, buscando a contribuição de cada seguimento, visando a capacitação, qualificação e modernização do setor, nós queremos avançar muito e estamos aproveitando todas as dificuldades da pandemia para neste tempo de recessão preparar o grande relançamento do turismo em Ouro Preto no segundo semestre”. 

Regina Braga explicou que a reunião foi para solidarizar com os guias e achar caminhos para apoiá-los. Ela ressaltou que “se for preciso de um projeto de lei para este auxílio emergencial, vai ser aprovado com agilidade necessária. Então é isso, para mostrar para os guias e para todo mundo que está passando necessidade, nas atividades turísticas, que a Prefeitura está junto e o que a gente puder fazer pra somar, ajudar,auxiliar pode contar conosco”, enfatizou  a vice prefeita.

O secretário de Turismo, Rodrigo Câmara, explicou que a reunião com os representantes da classe dos guias de turismo, “neste primeiro momento de acolhimento aos que precisam, a gente conseguiu as cestas básicas, e já na quinta-feira temos uma reunião importante com a Câmara de Vereadores com a intenção de dar um auxílio financeiro, para este momento que é de pandemia”. 

De acordo com o vereador Alex Brito, a reunião com os vereadores debaterão se o auxílio aos guias será feito através de projeto de Lei ou via capitalização do Fundo Municipal de Cultura, o que beneficiaria aos artistas, que também tiveram suas atividades prejudicadas. “O importante é que o primeiro pontapé foi dado, e ja vão sair daqui com um alento, já sabendo que estamos trabalhando juntos para que eles tenham tranquilidade”.

Sobre a utilização do Fundo Municipal de Cultura, Alex Brito ressaltou que é uma forma de abarcar outros profissionais da Cultura ouro-pretana,  que também se viram praticamente desempregados. “Por que seria pelo Fundo Municipal de Cultura? Porque abrange todas as outras áreas da Cultura, músicos, artistas de rua e por aí vai”, explicou Alex Brito. 

https://www.diariodeouropreto.com.br/wp-content/uploads/2021/03/WhatsApp-Ptt-2021-03-22-at-19.26.49.ogg
Angelo Oswaldo fala sobre a reunião com os guias.
https://www.diariodeouropreto.com.br/wp-content/uploads/2021/03/WhatsApp-Ptt-2021-03-22-at-19.18.06.ogg
Regina Braga destaca apoio da Câmara para superar a pandemia e o auxílio aos guias



Por Marcelino de Castro
Foto: Sônia Arantes guia de Turismo e a vice-prefeita, Regina Braga.
Créditos: Marcelino de Castro/diário de Ouro Preto