Prefeitos se reúnem em Ouro Preto para tratar da estrada MG 030 

Ouro Preto – O prefeito Angelo Oswaldo recebeu nesta terça-feira, 16/01, o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, eles falaram sobre a pavimentação completa da MG 030, que foi pavimentada no trecho que corta Itabirito. A obra custou R$ 14 milhões e está em sua fase final. No trecho que corta o município de Ouro Preto, no distrito de Engenheiro Corrêa, Angelo Oswaldo pretende pavimentar com recursos da Vale.

De acordo com Angelo Oswaldo, a prefeitura vai pavimentar 5 km da MG entre Itabirito e Engenheiro Corrêa, a previsão é que a obra comece em breve. Um acordo está sendo tratado com a Vale para custear a obra.

Angelo Oswaldo explicou que em parceria com a empresa e com a administração direta da prefeitura. Ele frisou que o distrito passará a ter dois acessos por vias pavimentadas. “Uma diretamente com diretamente com Itabirito,e outra diretamente com Ouro Preto, isso é sinal de grande transformação  social e econômica de uma importante região do município de Ouro Preto. Isso significa abertura para a expansão da agricultura familiar, para implantação de polos empresariais em toda essa região, tanto do lado de Itabirito, quanto do lado de Ouro Preto”. 

O prefeito destacou ainda os anos de luta da vice-prefeita Regina Braga, que sempre lutou pela melhoria de Engenheiro Corrêa em seus mandatos de vereadora, seguida a liderança de seu pai no distrito.

Regina Braga disse que o asfaltamento da MG 030 é um sonho desde quando começou sua trajetória política. Luta que seguiu em seus 5 mandatos de vereadora e um como vice-prefeita. “Vai melhorar a mobilidade, o acesso ao distrito que nasci e cresci que é Engenheiro Corrêa e também ao distrito de Miguel Burnier (…) É uma região que sobre um grande impacto da mineração, é uma região que contribui muito pros cofres públicos, tanto do município quanto do estado e sem acesso”.

A vice-prefeita lembrou que foi difícil estudar, trabalhar e cuidar da saúde. “vai trazer qualidade de vida para quem passa por essa cidade no dia-a-dia pelas mais variadas necessidades”.

Regina Braga explicou que é a realização de um sonho, “meu pai, minha mãe sempre sonharam com esse asfaltamento e todo mundo que vive ali naquela região, é a realização de um sonho de muita gente sofrida. Finalmente a Vale vai fazer uma compensação justa para aquela região”. Ela agradeceu ao Ministério público pelo asfaltamento da MG 440. “engenheiro Corrêa terá acesso digno tanto para Ouro Preto, quanto para Itabirito”.

O prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira explicou que Itabirito fez uma seção juntamente com o Governo do Estado, de 8KM da MG 030 que corta a cidade, sendo 4 km para o sul e outros 4 para o norte, ja está pronto. “O Lado sul, que faz divisa com Ouro Preto já está com 95% do pavimento, estamos fazendo um gabião para finalizar a encosta e a ponte para podermos cruzar o córrego mata porcos, que é a divisa de Itabirito com Ouro Preto. Dessa forma nossa contribuição dentro do município ela se completa em 100% da nossa MG 030, que era um grande sonho de todos nós”.

Para Orlando ainda é necessário que a estrada seja pavimentada até Ouro Branco, para fortalecer a economia dos municípios e seus distritos na área que circunda a MG 030. “Isso beneficia o Leite, Engenheiro Corrêa, Lobo Leite, Ouro Branco, Itabirito, Miguel Burnier, enfim todos esses lugares. Agora é trabalhar para conseguir de Engenheiro Corrêa até Ouro Branco, temos um potencial grande, com empresas de grande vulto, como a Gerdau, Herculano, o Grupo Avante, de forma que possamos trabalhar com o governo do Estado e Municípios para que essa estrada seja pavimentada, isso vai ser realmente um grande ganho para o desenvolvimento local e uma diversificação econômica, que pode vir através do distrito industrial que queremos fazer ao longo da MG 030”.

Orlando frisou que já é uma realidade o parque agropecuário, no distrito de Córrego do Bação que fica bem próximo a MG 030. “Isso diversifica a economia do Município”

Obras no trecho de Itabirito 

Graças à municipalização do trecho, fruto de convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), os mais de quatro quilômetros localizados em Itabirito estão recebendo intervenções desde o ano passado – até a ponte da Japonesa, limite com o município de Ouro Preto. 

Além do trecho itabiritense, a Rodovia MG-030 tem mais 31,2 quilômetros atualmente não pavimentados, sendo 29 quilômetros situados em Ouro Preto e outros 2,2 quilômetros no município de Ouro Branco. 

Por Marcelino de Castro

Foto: Assessoria Prefeitura de Itabirito


Descubra mais sobre Diário de Ouro Preto

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.